EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Aula de Direito de Herman Benjamin, artigo de Montserrat Martins

 

artigo de opinião

 

[EcoDebate] O Direito também se constrói com os votos vencidos, como o do brilhante relator Herman Benjamin no TSE. Com sua “aula de Direito”, ele deixou claro que não havia argumentos jurídicos para descartar as delações da Odebrecht, JBS e do casal Santana no julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE.

“Só os índios não contatados da Amazônia não sabiam que a Odebrecht tinha feito delação premiada. Se isso não é fato notório e público, não haverá outro”. Com essa clareza, Benjamim mostra que ignorar as delações no processo da cassação é tentar fingir que não sabemos o que todos já sabem. E completa Benjamin:”E testemunhas que em outra esfera são colaboradores premiados, aqui vieram como depoentes, sob o compromisso de dizer a verdade sob o risco de falso testemunho”.

Claríssimo ficou para o país os interesses políticos prevalecendo sobre o jurídico, na previsível absolvição por corrupção na campanha eleitoral de 2014. Mesmo assim o placar de 4 a 3 é um fato inédito pois é a primeira vez que uma denúncia vai tão longe nessa área, um prenúncio de que um dia ainda aplicaremos a Justiça também para o abuso de poder econômico nas eleições.

Os grandes discursos dos abolicionistas, os grandes discursos contra o colonialismo, o de Rui Barbosa em Haia sobre a igualdade jurídica das nações, enfim, todos argumentos que marcaram época foram escritos a um tempo em que não havia condições políticas de que fossem vitoriosos na prática. Os discursos ricos em conteúdo e em moral, que marcam época, correspondem a um nível de consciência além do que o seu tempo consegue colocar em prática.

“Nós, juízes brasileiros, julgamos fatos como fatos e não como expedientes políticos de conveniência oscilante”, disse Herman Benjamin, consciente é claro que o que não se deve fazer – o “de conveniência oscilante” – é exatamente o que prevalece nesse caso concreto, onde as provas estão sendo excluídas por 4 a 3 dos votos, eis que o TSE não vai “julgar fatos como fatos” nesse caso.

Não é inglória, não é em vão e não é ingênua a postura elegante e consciente de Herman Benjamin em seu longo relatório detalhando os meandros jurídicos de como deveria ser esse julgamento do TSE. Ele sabe que está perdendo uma batalha, mas a luta por uma Justiça independente é mais ampla e segue em direção ao futuro.

“Tudo que eu disse no meu relatório, como tudo que eu disser no meu voto, todos os brasileiros poderão clicar na internet e conferir se o que eu estou dizendo realmente indica a realidade dos autos. Então, essa é uma garantia enorme de cidadania”. Obrigado, Herman Benjamin.

 

Montserrat Martins, Colunista do Portal EcoDebate, é médico psiquiatra, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e ex-presidente do IGS – Instituto Gaúcho da Sustentabilidade

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 12/06/2017

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.