EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Por irregularidades na aplicação de agrotóxicos, fiscalização conjunta apreende sete aeronaves agrícolas em MS

 

Agente ambiental do Ibama fiscaliza aeronave agrícola em hangar. Foto: Ibama
Agente ambiental do Ibama fiscaliza aeronave agrícola em hangar. Foto: Ibama

 

A Operação Deriva, realizada na última semana em Chapadão do Sul e Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, com o objetivo de fiscalizar empresas de aviação agrícola com denúncias de irregularidades na aplicação de agrotóxicos, resultou na apreensão de sete aeronaves e na suspensão das atividades de três empreendimentos que operavam sem licença ambiental. O aeródromo municipal de Costa Rica foi embargado por falta de licença e o município foi multado. Até o momento, os autos de infração aplicados pelo Instituto somam R$ 1 milhão.

Os fiscais identificaram irregularidades como falta de registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), falta de autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e aeronaves sem manutenção adequada. No hangar de uma das empresas investigadas, um avião era construído ilegalmente, sem registro ou autorização. Além de colocar em risco a população local com voos irregulares, as empresas despejavam agrotóxicos no solo sem qualquer acompanhamento técnico.

Foram recolhidos documentos que comprovam operações aéreas irregulares. Um empreendimento com cerca de 59 mil hectares dedicados ao plantio de cana tinha contratos com duas empresas de aviação agrícola que descumprem diversas normas ambientais e de segurança. Ao todo, 447 litros de agrotóxicos irregulares foram apreendidos. Alguns estavam vencidos desde 2012.

Além de agentes do Ibama, a operação teve a participação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do MAPA, dos ministérios públicos Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e do Estado do Mato Grosso do Sul (MPE/MS), da Polícia Militar Ambiental (PMA/MS), da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco/PC/MS), do Instituto de Criminalística (IC/PC/MS), da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro/MS) e da Coordenadoria Estadual de Vigilância da Saúde Ambiental, da Secretaria Estadual de Saúde (Cevisa/SES/MS).

A documentação recolhida está em análise no Ibama. Os relatórios produzidos por outros órgãos de controle envolvidos na operação poderão resultar em novas autuações.

Fonte: Ibama

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 04/04/2017

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.