EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

A ficção perigosa da economia do dinheiro, artigo de Clóvis Cavalcanti

 

artigo

 

O respeitado cientista britânico Frederick Soddy (1877-1956), vencedor do Nobel de Química de 1921, apesar de formado nas ciências exatas, aventurou-se numa visão crítica do modelo de sistema econômico dos economistas. Fez isso em quatro livros, um dos quais, de 1926, com o sugestivo título de Wealth, Virtual Wealth and Debt (riqueza, riqueza virtual e dívida). Nele, propõe uma ciência econômica com raízes na física, em particular nas duras Leis da Termodinâmica. É usual a imagem do sistema econômico com um mecanismo. Contudo, raros economistas seguem essa metáfora até suas conclusões lógicas finais, como a de que, igual a qualquer máquina, a economia deve retirar energia de seu exterior, o meio ambiente.

A primeira e a segunda leis da Termodinâmica proíbem aquilo que se conhece como moto perpétuo, situações em que máquinas criariam energia do nada ou a reciclariam infinitas vezes. Na verdade, como sistema isolado, sem entorno, o modelo de economia dos economistas, na percepção física, pareceria capaz de gerar riqueza ilimitadamente. Acontece que a riqueza real, essa que se apalpa (instalações, objetos, bens de consumo, etc.) possui natureza concreta. Já ativos financeiros (dinheiro, ações, derivativos, títulos) constituem abstrações. E são tais abstrações cujo crescimento não respeita limites.

A moeda (dólar, real, euro) e tudo aquilo que contém significado apenas por sua expressão em dinheiro (títulos de todo tipo) são símbolos que representam um direito do portador a certa forma de riqueza. A dívida, por sua parte, significa um direito do credor que depende da capacidade da economia de produzir riqueza no futuro, capacidade essa que dá ao portador do título a segurança de que seu direito será realizado. “A paixão dominante atual”, falava Soddy, “é converter riqueza em dívida”, no sentido de que o credor se livra de uma coisa que pode se destruir em troca de outra que é a garantia de que determinada quantia lhe será paga adiante. A moeda entra então para facilitar as transações.

Os problemas vão surgir quando a riqueza e a dívida não são mantidas dentro de relação adequada. Que é exatamente o que acontece no mundo atual, haja vista que os ativos financeiros globais representam quase 20 vezes mais do que a economia referente a coisas concretas do planeta (há 90 anos, a economia real era maior). Atualmente, há um giro financeiro diário no mundo (papéis trocados por papéis) de 5,1 trilhões de dólares. Se todos os credores de dívida quisessem convertê-las em coisas físicas, estouraria um colapso monetário global: a moeda, em cada país, viraria pó. Assustador, um tsunami. Porém, uma realidade possível.

A questão é que a economia de produção e consumo de coisas não pode crescer com a velocidade que se determinar. Segundo Soddy – e muita gente que já assimilou seus ensinamentos rigorosos, como os economistas ecológicos e a encíclica papal Laudato Si’ –, “não faz sentido contrapor permanentemente uma convenção humana absurda, como é o caso do espontâneo crescimento da dívida [juros compostos], à lei natural do espontâneo decrescimento da riqueza [entropia; Segunda Lei da Termodinâmica]”. De fato, o montante de riqueza que uma economia pode gerar é limitado tanto pelo montante de energia de baixa entropia que ela pode retirar de seu meio ambiente quanto pelo montante de efluentes de alta entropia da economia que o ambiente é capaz de absorver.

A dívida em dinheiro, sendo algo imaginário, uma convenção no papel, não está sujeita a tais limites naturais. Pode-se expandir de forma ilimitada, com taxas mortíferas que enriquecem de modo concentrador a minoria parasitária ínfima dos que controlam o sistema. Passa-lhe ilusão de riqueza e põe em risco o bem-estar e a vida no planeta. Uma situação absolutamente insustentável.

Clóvis Cavalcanti
Presidente da Sociedade Internacional de Economia Ecológica (ISEE); cloviscavalcanti.tao@gmail.com

** Artigo enviado pelo Autor e originalmente publicado no Diario de Pernambuco

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/02/2017

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “A ficção perigosa da economia do dinheiro, artigo de Clóvis Cavalcanti

  • Pâmella Alves

    Mais um artigo de grande reflexão. Presos a uma ilusão e nos deixando ser guiados por ela!

Fechado para comentários.