EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Anvisa deve ampliar debate sobre atualização de regras de agrotóxicos no Brasil, recomenda MPF

 

Câmara de Meio Ambiente recomendou ao órgão realização de audiências públicas e prorrogação do prazo dos processos de consulta pública

 

pulverisação aérea de agrotóxicos

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou em discussão propostas para atualizar as regras para agrotóxicos no Brasil. Para garantir a adequada participação da sociedade, a Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal (MPF) encaminhou recomendação ao órgão, solicitando a ampliação do prazo das consultas à população e realização de audiências públicas.

As consultas públicas de agrotóxicos tratam de três temas: exigências para avaliação toxicológica; informações para bulas e rótulos; e classificação toxicológica de agrotóxicos, afins, e preservativos de madeira. No entendimento do MPF, os prazos propostos pela Anvisa para o debate são desproporcionais e infringem o princípio da razoabilidade, uma vez que o tema exige amplo debate por afetar direitos sociais do setor de saúde e dos consumidores.

Na recomendação, o MPF orientou que a Anvisa realize audiências públicas no prazo de 60 dias e prorrogue o prazo dos processos de consulta pública em 45 dias.

Confira a íntegra da recomendação aqui

Resposta – A Anvisa respondeu ao MPF que os parâmetros utilizados para a classificação toxicológica não são alterados há mais de 24 anos e estão desatualizados em relação ao cenário internacional. Segundo o órgão, o tema foi aberto a contribuições da população há seis anos e a última consulta pública ficou aberta por 180 dias.

Com relação às audiências públicas, a Anvisa informou que realizará uma audiência aberta a toda sociedade no dia 3 de novembro, das 9h às 17h, no Auditório da Sede da Anvisa, em Brasília.

Fonte: Procuradoria-Geral da República

in EcoDebate, 31/10/2016

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Anvisa deve ampliar debate sobre atualização de regras de agrotóxicos no Brasil, recomenda MPF

  • precisamos, exigir estudos do solo brasileiro antes de alterar as regras do uso abusivo de agrotóxicos. Não estamos ficando doentes e sim, envenenados.

Fechado para comentários.