EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

PL 3729/04: Licença ambiental tácita é inconstitucional, afirma procurador

 

A flexibilização das regras propostas pela chamada Lei Geral do Licenciamento foi tema de seminário em Brasília

 

PL 3729/04: Licença ambiental tácita é inconstitucional, afirma procurador
Foto: Leonardo Prado/Secom/MPF

 

“O Projeto de Lei 3729/04, que institui a Lei Geral do Licenciamento Ambiental, possui prazos muito exíguos que, caso não sejam cumpridos, autorizam a continuidade do processo de licenciamento, inclusive com a emissão de licença. E esta questão apresenta-se, sem a menor dúvida, como flagrantemente inconstitucional.” A afirmação foi feita pelo procurador regional da República João Akira Omoto durante seminário realizado na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nos dias 6 e 7 de outubro, em Brasília.

Membro do Grupo de Trabalho Grandes Empreendimentos, da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal, o procurador manifestou preocupação com a excessiva flexibilização para emissão de licenças ambientais prevista na proposta em tramitação no Congresso Nacional.

João Akira explicou que os procedimentos e prazos fixados na proposta de lei para a análise de grandes demandas são inviáveis diante da deficiência administrativa de órgãos envolvidos no processo de licenciamento, como Funai e Fundação Palmares. “E sem essa análise, a proteção de direitos fundamentais que o processo de licenciamento deveria garantir fica prejudicada”, conclui.

Durante o evento, a presidente do Ibama, Suely Araújo, defendeu a priorização da questão locacional como critério de definição de áreas de relevância ambiental. Ela também reforçou a importância da definição de medidas preventivas, mitigatórias e reparadoras durante o processo de licenciamento ambiental.

Lei Geral do Licenciamento Ambiental – Com a premissa de atualizar as regras para a liberação de obras com relação ao meio ambiente, a Lei Geral do Licenciamento Ambiental está em discussão para aprovação pelo Congresso Nacional. O texto sugere a criação de uma metodologia para definir casos de dispensa de licença e a exigência de termos de referência mais sintéticos, assim como a fixação de prazos máximos para o processo de licenciamento.

Na última quinta-feira, 6 de outubro, o Ministério Público Federal (MPF) entregou ao Ministério do Meio Ambiente nota técnica com sugestões de modificações, supressões e inclusão de textos ao substitutivo apresentado pelo Executivo ao projeto de lei. O documento foi elaborado por membros do Grupo de Trabalho Grandes Empreendimentos, das Câmaras do MPF de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais e da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.

A nota técnica aborda a falta de participação social nas discussões e decisões envolvendo a nova legislação, além de prazos insuficientes, e o caráter meramente consultivo das autoridades envolvidas, entre outros pontos propostos pelas novas regras.

Do MPF, in EcoDebate, 14/10/2016

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.