Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Bahia, recebe certificado internacional de sustentabilidade

 

Localizada na Ilha dos Frades, praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe recebeu certificado por cumprir conjunto de requisitos socioambientais

 

Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe fica na Ilha dos Frades, um dos destinos mais paradisíacos da capital baiana. Foto: Secretaria de cultura de Salvador/divulgação

 

A praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Ilha dos Frades, Bahia, recebeu, para a temporada 2016/2017, a autorização para hastear a Bandeira Azul em suas areias. O símbolo, concedido por um júri internacional, que se reuniu na última semana na cidade de Copenhagen, na Dinamarca, certifica praias e marinas sustentáveis em todo o mundo.

Com essa conquista, Salvador, que já é Patrimônio Cultural da Humanidade, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), torna-se a primeira cidade do Norte e Nordeste a ter uma praia certificada com o selo Bandeira Azul.

A praia junta-se a outros nove destinos turísticos nacionais inscritos e aprovados para o uso da bandeira na temporada 2016/17. Além da Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, a Praia Grande, em Governador Celso Ramos (SC), e o Iate Clube de Santa Catarina, em Florianópolis (SC) também receberam autorização para a primeira temporada de Bandeira Azul, a partir de novembro.

Outros seis candidatos renovaram sua certificação: a Praia do Tombo, no Guarujá (SP); a Prainha, no Rio de Janeiro (RJ); a Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos (SC), e a Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC), além da Marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ), e da Marinas Nacionais, no Guarujá (SP).

A Bandeira Azul é considerada a mais importante da categoria em todo o mundo e é atribuída, anualmente, por uma organização não governamental às praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos socioambientais, entre eles, limpeza, qualidade da água, ações ambientais e turismo sustentável. Com as novas certificações e renovações, Santa Catarina tem 4 bandeiras hasteadas, Rio de Janeiro e São Paulo duas, em cada estado, e Bahia uma bandeira azul.

Para ser certificada, a praia ou marina deve passar por três instâncias de avaliação, começando pelo operador nacional do programa que encaminha a inscrição para o júri nacional e, finalmente, o júri internacional. No Brasil, o programa é operado desde 2004 pelo Instituto Ambientes em Rede, de Florianópolis

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo

in EcoDebate, 13/10/2016

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top