MEC adverte: Educação faz mal à Saúde, artigo de Daniel Clemente

 

educa
Frase de Nelson Mandela, em ocupação de escola pública. Imagem: Fotos Públicas

 

[EcoDebate] O maior “legado” dos Jogos Olímpicos Rio 2016: A exclusão da educação física da grade curricular do ensino médio. “Se o penhor dessa igualdade, conseguimos conquistar com braço forte”. Meu hino meu mito! Nada de igualdade na hora de decidir, nada de braço forte na sedentária proposta desferida pelo ministro da educação Mendonça Filho, que fez da caneta um instrumento de amputação, desfigurando conceitos de formação social perante da escolarização.

As quadras das escolas, espaços de confraternizações e aprendizagens, foram condenadas ao desuso, ao sucateamento. Antes a promessa de socialização pelo esporte, agora um vácuo existencial. Da noite para o dia os professores de educação física, portando horas de estudos e experiências, tornaram-se especialistas em atividades obsoletas. A saúde e o conhecimento sobre o corpo foram negligenciados. O descaso com os interesses dos estudantes é a essência da reforma educacional apresentada pelo governo Michel Temer.

O maior “legado” do bicentenário da Missão Artística Francesa: A exclusão do ensino de artes da grade curricular do ensino médio. “És belo, és forte, impávido colosso, e o teu futuro espelha essa grandeza” Meu hino meu mito! Como identificar o belo sem a presença das artes? Que futuro espelhar sem representatividade artística? A arte é ideia materializada, uma visão para além do apresentado aos olhos. Sem as artes, somos cegos intelectuais.

Em 1816, a “Missão Artística Francesa” registrou pelas artes um Brasil com as faces da Coroa Portuguesa. Instalada desde 1808 em terras sul-americanas, a Família Real de Portugal fez da arte um instrumento de divulgação e propaganda, com o propósito de legitimar sua permanência às margens do atlântico sul. Após duzentos anos, os registros históricos e artísticos estão expostos no Museu Chácara do Céu. Mas no país que nega aos seus jovens o conhecimento sobre as artes, dispensa convite aos festejos de dois séculos das ideias materializadas.

O maior “legado” do cântico das panelas: A exclusão do pensamento filosófico e sociológico da grade curricular do ensino médio. “Mas se ergues da justiça à clava forte, verás que um filho teu não foge à luta, nem teme quem te adora a própria morte”. Meu hino meu mito! Oh filosofia, o que é justiça? Em qual contexto social a morte não é temor? O conhecimento nasce no questionamento e formulação de novas perguntas. As respostas prontas não proporcionam saber absoluto ou verdades inalteráveis, são apenas palpites!

Uma sociedade é moldada a partir da maneira na qual produz seus bens, sendo a educação no Brasil um afunilamento de possibilidades e coveiro de perspectivas. A reforma desastrosa na área educacional demonstra o projeto de nação que está sendo implementado: “no final, você é apenas outro tijolo no muro”.

Daniel Carlos Clemente
Professor de História
Colégio Adventista de Santos
www.danielcarlosclemente.com

 

in EcoDebate, 30/09/2016

MEC adverte: Educação faz mal à Saúde, artigo de Daniel Clemente, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 30/09/2016, https://www.ecodebate.com.br/2016/09/30/mec-adverte-educacao-faz-mal-a-saude-artigo-de-daniel-clemente/.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Um comentário em “MEC adverte: Educação faz mal à Saúde, artigo de Daniel Clemente

  1. O comentário acima, não traduz a proposta. É opcional a escolha de esporte, filosofia, artes a partir do meio do segundo ano do ensino médio, conforme a área que o estudante quer seguir.

Comentários encerrados.

Top