EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Papa Francisco mandou seu recado, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)

 

opiniao

 

[EcoDebate] “Nesse momento triste”, Francisco manda seu recado ao povo brasileiro. Ele sabe exatamente o que se passa. Suas palavras são para o povo, apenas para o povo. Elas foram dirigidas às duzentas pessoas que acompanhavam a colocação de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida nos jardins do Vaticano:

“Convido-vos a rezar para todo o povo brasileiro, neste momento triste, para vigiar os pobres, os rejeitados, os abandonados, crianças, idosos, moradores de rua, para vigiar os descartados que estão nas mãos dos exploradores de todos os tipos, para salvar seu povo com justiça social e no amor de Jesus Cristo, seu Filho”.

O homem que lançou a Laudato Si’ é contra a sociedade escravizada pela técnica e dirigida para o mercado. Para Francisco tudo tem que ser dirigido para o bem das pessoas e de toda a comunidade da vida, incluindo as mais simples formas de vida existentes.

Ele é homem que propõe aos movimentos sociais do mundo inteiro o mínimo de ter “um teto, uma terra, um trabalho”. Já disse claramente que as mudanças que humanidade precisa “só podem vir dos debaixo”. Portanto, não espera nada dos mercados, dos donos do mundo.

O argentino é, obviamente, um latino-americano. Os argentinos com os quais convivi por anos numa equipe de “Terra, Água e Meio Ambiente” do Conselho Episcopal Latino-americano (Monsenhor Lozano e Frei Eduardo Agosta), já contavam da vida desse homem, perambulando pelas periferias de Buenos Aires, visitando as “Villas”, formando padres para estar com essas populações mais excluídas.

Portanto, os usurpadores do poder do Brasil não precisam interpretar o que Francisco disse. A única dúvida é se ele está desistindo de vir ao Brasil no ano que vem – trezentos anos de N. S. Aparecida – em função do golpe instalado. Porém, o momento triste é do povo brasileiro. Os golpistas estão felizes, ao menos por hora, e se lixando para o Papa. Ao menos por hora.

Roberto Malvezzi (Gogó), Articulista do Portal EcoDebate, possui formação em Filosofia, Teologia e Estudos Sociais. Atua na Equipe CPP/CPT do São Francisco.

 

in EcoDebate, 08/09/2016

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

2 thoughts on “Papa Francisco mandou seu recado, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)

  • lincoln gambier

    Realmente, o articulista deixou de comentar o mais importante. Quem realmente está se lixando para o POVO são os verdadeiros golpistas: PT, PSOL, PCdo B, parte do PMDB! Eles sim, saquearam o País, não perdoando nem os Fundos de Pensões de aposentados.
    Agora, o Papa ouve a CNBB sabidamente atrelada ao PT, mas é surdo ao clamor do povo do bem.

  • Prof. José de Castro Silva

    Sou católico por convicção, mas não encontro no Evangelho e nas palavras do Papa Francisco nada de sintonia com o que o PT, CPT, MST, MTST et caterva pregam. Tudo cheira a podridão, corrupção e tantos males que agravaram a situação da minoria pobre e humilde.
    Não me interessam os Lulas, Dilmas, Aécios, Temers, Cunhas, pois todos querem o poder e suas benesses.
    O vermelho das batinas é muito parecido com o vermelho do PT, que gosta dos modelos de socialismo de Cuba, da ditadura de Chavez . Pobre Brasil, vítima de tantos golpes.
    O Papa Francisco precisa informar-se melhor sobre o que esse grupo andou fazendo com o Brasil nos últimos anos. Que a CNBB seja apartidária e busque no Evangelho melhor orientação para ajudar os pobres e excluídos.

Fechado para comentários.