EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Estudo demonstra eficácia do óleo de palmeira nativa do semiárido contra bactérias resistentes

 

Pesquisa desenvolvida pelo Instituto Nacional do Semiárido e UFPE realizou testes com 16 variações da bactéria Staphylococcys aureus. De acordo com o pesquisador do Insa, é a primeira vez que a propriedade anti-Staphylococus do azeite e do óleo essencial é relatada.

Óleos extraídos da amêndoa do licuri foram pesquisados pelo Insa para eliminar micro-organismos. Crédito: Insa

 

Pesquisadores encontraram no licuri (Syagrus coronata), palmeira nativa do semiárido, uma alternativa para a resistência bacteriana. O estudo, desenvolvido por uma rede de pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), investigou a eficácia do azeite e do óleo essencial extraídos de amêndoas maduras do licuri. Os testes foram realizados com 16 variações da bactéria Staphylococcys aureus fornecidas por diferentes laboratórios de microbiologia de Recife (PE). Os resultados comprovaram que o azeite e o óleo eliminaram os micro-organismos em concentrações menores que os antibióticos comerciais.

De acordo com o pesquisador do Insa Alexandre Gomes, esta é a primeira vez que a propriedade anti-Staphylococus do azeite e do óleo essencial é relatada. “É um dado importante para uma palmeira nativa do semiárido, porque pode agregar valor à amêndoa e abre uma perspectiva para o desenvolvimento de arranjos produtivos com esta espécie”, disse.

A pesquisa também mostrou que o azeite do licuri possui ácidos graxos saturados (ácido láurico) e insaturados (ácidos oleico e linoleico) similar ao azeite extraído do coco da praia. Estes tipos de ácidos são utilizados como fonte de energia para o funcionamento de nosso corpo, considerados como “gorduras boas”.

Usos tradicionais do licuri

No semiárido, a folha do licuri é usada na fabricação artesanal de vassouras e espanadores. Da amêndoa são feitos doces e licores, e os resíduos da extração do óleo são empregados na alimentação animal. Já na medicina tradicional, a água extraída do coquinho verde ajuda a aliviar a conjuntivite enquanto o azeite extraído da amêndoa madura é usado como anti-inflamatório.

Fonte: Insa / MCTIC

in EcoDebate, 01/09/2016

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.