EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Oceanos estão aquecendo cada vez mais rápido, aponta novo estudo

 

As águas dos oceanos absorveram mais de 90% do excesso de calor e aproximadamente 30% do dióxido de carbono gerado pelo consumo humano de combustíveis fósseis

 

oceanos absorveram mais de 90% do excesso de calor e aproximadamente 30% do dióxido de carbono gerado pelo consumo humano de combustíveis fósseis
Infográfico: Carbon Brief

 

Os oceanos do planeta estão aquecendo a uma velocidade cada vez mais alta, e os últimos 20 anos foram responsáveis por metade da taxa de todo aquecimento que ocorreu desde os anos pré-industriais, um novo estudo observou.

Cientistas norteamericanos descobriram que a maior parte do calor em excesso nos oceanos está escondido em águas profundas, 35% do aquecimento adicional foi encontrado abaixo de 700 metros. Isto significa que muito mais calor está presente nas profundezas dos oceanos que há 20 anos, quando eles continham apenas 20% do calor excedente produzido pela liberação de gases de efeitos estufa desde a revolução industrial.

O artigo, publicado na revista Nature Climate Change, traz mais evidências sobre a imensa quantidade de calor que vem sendo absorvida pelos oceanos no mundo.

O texto está disponível na íntegra em inglês: The Guardian

Referência:

Industrial-era global ocean heat uptake doubles in recent decades
Nature Climate Change (2016) doi:10.1038/nclimate2915
http://www.nature.com/nclimate/journal/vaop/ncurrent/full/nclimate2915.html

 

Fonte: Jornal da Ciência / SBPC

in EcoDebate, 20/01/2016

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.