EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Novo relatório propõe novas medidas de mitigação para reduzir emissão de carbono negro

 

O carbono negro absorve energia solar a taxas um milhão de vezes maiores que o dióxido de carbono. Apesar de permanecer na atmosfera por poucos dias, ele contribui para o processo geral de aquecimento global.

 

O carbono negro causa milhões de mortes todos os anos e contribui para o aquecimento do planeta. Foto: UNIC Rio/Gustavo Barreto

O carbono negro causa milhões de mortes todos os anos e contribui para aumentar as temperaturas no planeta. Na atmosfera, ele aparece como poluição do ar, com emissões provenientes, principalmente, da combustão de diesel e biocombustíveis, usinas de carvão, fornos de biomassa, fornos de tijolos e queimadas de vegetação. Para mitigar seus efeitos no aquecimento global, um novo relatório foi apresentado pelo Painel Consultivo Técnico e Científico do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, em inglês) no 49º Encontro Anual do Fundo Global para o Meio Ambiente, que aconteceu em Washington, EUA, de terça-feira (20) e quinta-feira (22).

O Painel, composto por um grupo de cientistas apoiados pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), recomenda investimentos significativos na aceleração da redução do carbono negro para diretamente apoiar a implementação dos recentemente anunciados Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) nas áreas de melhoria da qualidade do ar, mitigação de mudança do clima, redução da vulnerabilidade do clima, e transferência de tecnologias de baixo carbono.

O carbono negro absorve energia solar a taxas um milhão de vezes maiores que o dióxido de carbono. Apesar de permanecer na atmosfera por poucos dias, ele contribui para o processo geral de aquecimento global. Ele tem estado ligado a uma série de impactos ambientais e à aceleração do degelo em regiões sensíveis como o Ártico e o Himalaia, que são particularmente vulneráveis a esses efeitos.

As emissões de carbono negro também causam impactos adversos na saúde humana e nos ecossistemas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a fumaça proveniente da queima de carvão ou madeira está entre os dez maiores fatores de risco de saúde no mundo, contribuindo para mais de 4 milhões de mortes prematuras todos os anos por doenças relacionadas à poluição do ar.

Informe da ONU Brasil, in EcoDebate, 26/10/2015


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Novo relatório propõe novas medidas de mitigação para reduzir emissão de carbono negro

  • Dados recentes mostram que o uso de fogões a lenha no Brasil (e portanto a emissão de carbono negro) está crescendo, com os recentes aumentos no preço do gás de cozinha. Seria interessante estudar o que pode ser feito (talvez ensinar as pessoas como fazer em casa um fogão solar? Isso funciona em áreas rurais, mas não sei se o uso do fogão a lenha aqui é ligado com áreas rurais ou áreas favelizadas ou nem uma nem outra) para diminuir essa tendência.

Fechado para comentários.