Florestas tropicais contribuem na redução de danos das mudanças climáticas

 

floresta Amazônica

 

O Projeto Robin produzirá dados capazes de subsidiar tomadores de decisões na adoção de políticas públicas

O Amazônia Brasileira conversou nesta quinta-feira (3) com a coordenadora do Projeto Robin na Amazônia, Lucieta Martorano que explicou a importância do conhecimento da relação da biodiversidade com processos socioambientais e econômicos.

Ela explica que o nome do projeto vem uma sigla em inglês Role of Biodiversity in a Climate Change Mitigation, que significa o papel da biodiversidade na mitigação de mudanças climáticas. De acordo com Lucieta Martorano, o projeto, que é desenvolvido há quatro anos, tem o envolvimento de 12 países, no qual o Brasil está representado pela Embrapa. “A biodiversidade na Amazônia é uma preocupação do povo brasileiro, do amazônida, e nós contamos com parcerias internacionais para desenvolver pesquisas”, disse a coordenadora.

Por que o Brasil sofre tanto com as mudanças climáticas? Ouça

Segundo Lucieta Martorano, a pesquisa que buscou identificar quais são as principais pressões de perda de biodiversidade. “Nas áreas conservadas, nas áreas que estão legalmente protegidas na Amazônia, por exemplo, como na Floresta Nacional do Tapajós, que se tornou nossa célula de estudo, as pressões, toda essa dinâmica em cima da biodiversidade é observada, para poder ser analisada na Amazônia como um todo”, afirmou a Coordenadora do Projeto Robin na Amazônia.

O Projeto Robin, afirma Lucieta Martorano, produzirá dados capazes de subsidiar os tomadores de decisões na adoção de políticas públicas focadas em uma economia de baixo carbono. Espera-se com o projeto apontar indicadores que evidenciam o papel da biodiversidade na mitigação de mudanças climáticas.

Ouça a entrevista na íntegra e entenda melhor sobre o Projeto Robin.

Para ouvir o áudio em seu player e/ou fazer o download do arquivo MP3, clique aqui.

O Amazônia Brasileira vai ao ar a partir das 8h (horário de Brasília) na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação desta edição é de Sula Sevillis e produção de Taiana Borges.

in EcoDebate, 04/09/2015


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Top