EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

NotíciaPodcast

Podcast: Mais de 16 mil pedestres morreram no trânsito no ano passado

 

Rio de Janeiro, 23/09/2013 – Para estimular as pessoas a atravessarem a rua na faixa de pedestres, a prefeitura da cidade contratou artistas para grafitarem desenhos, em cores vivas, em 30 faixas. Os grafiteiros também escreveram a frase Agora que você prestou atenção, respeite a faixa. O objetivo é mostrar a importância de atravessar no local certo e, aos motoristas, que respeitem a sinalização. Foto de Tânia Rêgo/ABr

 

Por Jéssica Gonçalves*, da Radioagência Nacional.

A preferência de quem está a pé atravessando a faixa de pedestre foi instituída no Brasil em 1966 pelo Código Nacional de Trânsito. Mas a ideia de um local seguro para as pessoas cruzarem as ruas é bem mais antiga.

A primeira faixa de pedestre surgiu em Pompéia, cidade romana, há mais de dois mil anos. Mas não era bem uma faixa. Blocos de concreto foram erguidos no chão para facilitar a passagem entre uma calçada e outra e para que as pessoas não precisassem pisar na estrada.

Em 1868, em Londres, na Inglaterra, foi criado um tipo de semáforo para dar prioridade aos pedestres. Também, em Londres, surgiu a faixa no modelo conhecido atualmente, com listras brancas pintadas na rua.

No Brasil, a primeira unidade da federação a cobrar o respeito à passagem de pedestres foi o Distrito Federal, em 1997, com a entrada em vigor do novo Código Brasileiro de Trânsito. Hoje, a região possui cerca de cinco mil faixas.

De acordo com o especialista em trânsito Luiz Miúra, que fez parte da equipe que instituiu a medida no DF, a principal vantagem é a redução do número de acidentes.

Sonora: “O que deu visibilidade foi o respeito ao pedestre. No entanto, o maior resultado foi a redução do número de mortes. Em quatro anos, a redução foi de 50%, poucas comunidades conseguiram isso.”

Os moradores de Brasília conquistaram a fama de respeito à faixa. Mas será que os pedestres concordam?

De 1997 a 2014, o número de pedestres mortos na faixa no Distrito Federal caiu de 202 para 123.

Mas dados do Seguro DPVAT revelam que o número de vítimas fatais em todo o país ainda é alto. Só em em 2014, mais de 16.200 pedestres morreram em acidentes de trânsito.

Deixar de dar preferência à pessoa que está na faixa é infração gravíssima. A multa é de R$ 191 e sete pontos na carteira.

Mas a responsabilidade não é só dos motoristas. As pessoas que estão caminhando na rua também têm obrigações, como olhar para os dois lados antes de atravessar e esperar que o veículo pare.

Para o professor de engenharia de tráfego da Universidade de Brasília Paulo César Marques, faltam políticas públicas que garantam a segurança do pedestre.

Sonora: “É preciso garantir o mínimo de condições que assegurem a elas questões de segurança, a todos os usuários, principalmente os pedestres. Então, essas soluções, como construção de passarelas, a educação das pessoas para buscar os locais seguros de travessia, é um trabalho necessário.”

Em Curitiba, capital paranaense, uma iniciativa serve de exemplo para o restante do país. Lá, um aparelho que fica junto aos semáforos, quando acionado, aumenta de 12 para 18 segundos o tempo do sinal verde para os pedestres, o que deixa a travessia mais segura, especialmente para pessoas com dificuldades de locomoção.

* Com produção de Renato Lima e sonorização de Gabriel Pinheiro

 


Se preferir, pode ouvir a entrevista no seu player ou fazer o download do arquivo MP3 clicando aqui.

Confira a íntegra no player acima!

 

in EcoDebate, 15/07/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa