EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

COP: Turismo em Paris, artigo de Efraim Rodrigues

 

COP 21

 

[EcoDebate] Não sou um grande entusiasta destas reuniões anuais do clima, as “Conferências das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima”, a começar pelo nome. O caboclo que começa a complicar, é porque está querendo escapulir.

Por um lado ficamos achando que os todo-poderosos resolverão o problema, quando em verdade estão mesmo se matando por causa de filigranas em documentos que carecem de qualquer validade. Delegar um problema é ruim, e é ainda pior porque delegamos para as pessoas erradas.

Todo ano, a mesma ladainha. A reunião é sempre em algum lugar turístico (a deste ano é em Paris) e a concentração de carbono não para de subir, e é até ajudada um pouquinho pela queima de combustível de aviação dos delegados.

Apesar de minha descrença histórica, este ano estou otimista.

Em antecipação a Reunião do fim de ano em Paris, os EUA tomaram algumas medidas fortemente restritivas e nesta semana a mídia começou a falar em um acordo bilateral com o Brasil para limitação das emissões de carbono em ambos países.

Na semana passada, uma reunião preparatória com a presença de Merkel e Hollande e representantes de 35 países imprimiu um tom forte ao evento. Os dois mandatários hipotecaram seu prestígio para resultados reais em Paris.

Além disto, há os ventos vindos do mundo real. O custo de geração de energia elétrica renovável têm caído regularmente, expulsando o carvão para fora da matriz energética. Só na China, a redução nos 4 primeiros meses de 2015 é igual a todo o consumo do Reino Unido no mesmo período.

Também no mundo real, o ativista Bill Mckiben tem conseguido mobilizar milhões em passeatas nos EUA. Uma pesquisa nesta semana no Brasil mostrou que a maioria dos brasileiros acredita já estar sendo afetada pelas mudanças climáticas.

Pensando bem, até mesmo esta possivelmente bem sucedida reunião de Paris será inútil, Quem está mesmo começando a virar este jogo, é a indignação de cada um de nós.

Portanto, acho que mantenho minha descrença nas COPs. Elas nunca lideraram coisa alguma, só estão mesmo é a nosso reboque.

Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br), Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor pela Universidade de Harvard, Professor Associado de Recursos Naturais da Universidade Estadual de Londrina, consultor do programa FODEPAL da FAO-ONU, JICA e Vale, autor dos livros Biologia da Conservação e Histórias Impublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores e Ecologia da Restauração, finalista do 56º Prêmio Jabuti 2014. Nos fins de semana ajuda escolas do Vale do Paraíba-SP, Brasília-DF, Curitiba e Londrina-PR a transformar lixo de cozinha em adubo orgânico.

 

Publicado no Portal EcoDebate, 25/05/2015

[cite]


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “COP: Turismo em Paris, artigo de Efraim Rodrigues

  • Com o constante desflorestamento da Amazônia e do Brasil em geral, para dar lugar a uma cada vez mais forte exploração da agroindústria de exportação, é de não confiar mais em convenções sobre mudanças climáticas.

Fechado para comentários.