EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

ONU alerta sobre risco do lixo eletrônico e uso indiscriminado de produtos químicos

 

Agência da ONU para o Meio Ambiente destacou a necessidade de limitar a utilização de produtos químicos perigosos e de encontrar uma solução para as massas de lixo eletrônico se acumulando ao redor do mundo.

Foto: UNEP 

O chefe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner, salientou na última segunda-feira (04) a necessidade de limitar a utilização de produtos químicos perigosos e de encontrar uma solução para a massa de lixo eletrônico que se acumula ao redor do mundo.

O diretor participa da Conferência das Partes sobre as três principais convenções sobre o tema, que acontece em Genebra. Aos jornalistas, Steiner mostrou sua preocupação com o “tsunami de lixo eletrônico” que invade o mundo.

Esta “montanha de resíduos” não só representa uma grande parcela de produtos não-recicláveis, mas também apresenta perigos para a população e para o meio ambiente. Por isso, ressalta o diretor, é preciso lidar com os elementos encontrados em equipamentos eletrônicos.

Grande parte dos elementos do lixo eletrônico poderiam ser reutilizados, mas a falta de conhecimento sobre o descarte apropriado exacerba este problema. Chamando de “mineração urbana”, Steiner explicou que a quantidade de minerais que se encontram em celulares, computadores e outros aparelhos eletrônicos ultrapassam muitas vezes a quantidade existente em jazidas subterrâneas.

Sobre o uso de substâncias químicas, Steiner reforçou que as três convenções não têm a intenção de impedir o seu emprego, mas proteger aos cidadãos de intoxicação e enviar um sinal claro aos mercados que alternativas são necessárias.

“Anualmente um milhão de pessoas morrem por intoxicação química”, disse Steiner. “É algo que nos dias de hoje, não é apenas desnecessário, mas é realmente intolerável. E por isso que a gestão segura de químicos é algo que aproximou os governos, a sociedade civil e o setor privado e a indústria química.”

Informe da ONU Brasil publicado pelo Portal EcoDebate, 08/05/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “ONU alerta sobre risco do lixo eletrônico e uso indiscriminado de produtos químicos

  • Joao da Silva Fonseca

    gostaria de adquirir todos os todos os ecodebates:cidadania e meio ambiente

Fechado para comentários.