Videocast: Desta água não beberei

 

Caminhos da Reportagem percorre quatro estados brasileiros e revela pequenas ações que podem trazer grandes resultados na luta pelo reequilíbrio do ecossistema.

Como anda a qualidade dos rios e córregos que cortam o Brasil? Que tipos de contaminação ocorrem nas cidades? E no campo? O poder público está cumprindo seu papel de proteção dos nossos recursos hídricos? Quem são as pessoas que se dedicam à causa da preservação das águas no nosso País?

No Amazonas, o programa mostra os efeitos da contaminação urbana. Em Manaus, dejetos despejados diretamente nos igarapés colocam em risco a saúde do maior rio do País, o Amazonas. No Mato Grosso, a contaminação das nascentes e do lençol freático por agrotóxico e Mercúrio já põe em risco o maior aquífero do mundo, o Guarani. “É que a gente tem uma parte do aquífero Guarani que fica sob o Mato Grosso, principalmente na região sul, que pega a região do Pantanal”, alerta o professor de Medicina da Univesridade Federal de Mato Grosso,Wanderlei Pignatti.

Apesar deste cenário, iniciativas individuais e coletivas apostam na mudança de relacionamento do homem com as águas. Ações como a do fotógrafo Sebastião Salgado, que transformou a fazenda da família, em Minas Gerais, em numa instituição de resgate de nascentes. Nos últimos 16 anos, mil delas já foram recuperadas. A meta é salvar mais 370 mil nos próximos 40 anos”, conta o suprintendente executivo do Instituto Terra, Adonai Lacruz.

Em São Paulo, o projeto Rios e Ruas revela centenas de córregos que foram sendo escondidos pelas redes de esgoto, pelo asfalto, prédios e marquizes. “Nós queremos os rios abertos”, declara o arquiteto social José Bueno, que convida o paulistano a mudar seu olhar sobre essas águas invisíveis. “Não sei se vai demorar dois anos, cinco anos, dez anos, 20 anos, talvez 50 anos, mas a gente vai trazer esses rios de volta, sim!”
Reportagem: Flávia Peixoto
Imagens: André Pacheco 
Auxiliar: Edivan Viana
Produção: Débora Teles e Flávia Lima
Edição de texto: Patrícia Araújo
Edição de imagem: Fábio almeida e Henrique Corrêa
Finalização: Fábio Almeida
Arte: Carlos Almeida

 

Publicado no Portal EcoDebate, 10/04/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 comentários em “Videocast: Desta água não beberei

  1. Amigos,
    Parabéns aos produtores, repórteres, e pelo portal EcoDebate pela divulgação desta reportagem maravilhosa.
    Muito obrigada

  2. É o retrato de um Brasil. necessitando urgentemente de reeducação ambiental.

Comentários encerrados.

Top