EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Por onde um rio limpo passar tudo viverá, artigo de Donato Velloso

 

opinião

 

[EcoDebate] Os problemas e desafios derivados da degradação ambiental, em especial a vergonhosa questão de reduzidas políticas públicas voltadas para o cuidado ambiental, habitação e saneamento, apontam alternativas para o futuro e nos trazem elementos que permitam o incremento do diálogo, facilidade na comunicação e intensa mobilização participativa das comunidades locais, com condutas ambientais mais cuidadosas, incorporando novos valores sustentáveis necessários para a relação harmoniosa do homem com a natureza.

Enquanto significativa parte da nossa população clamam por chuva para regar seus campos, encher seus açudes, rios e mananciais, outros clamam por sol, uns buscam culpados pelas secas, desertificação, êxodos, outros pelas enchentes, casas inundadas, móveis utensílios/alimentos perdidos, prejuízo patrimonial e rotinas alteradas.

O único ingrediente que está sempre ausente em todas as análises sobre secas e enchentes é a falta de gestão/fiscalização/visão histórica sobre como foi que as cidades/comunidades cresceram.

Mananciais, várzeas e áreas marginais dos rios/córregos que corriam mansamente nas encostas/planícies foram sendo tomadas por ocupações irregulares que são verdadeiras fábricas de esgoto, lixo, poluição, somando asfalto/calçadas e construções impermeabilizando o solo.

Quando a chuva vem não tem por onde escoar. Não bastasse a força da água lá vem lixo e entulho largados, entupindo bueiros nas ruas e nas praias. isso”

Entendimentos que já extrapolaram os limites da população que paga elevados impostos para que o serviço público seja eficiente e não para que o executivo/legislativo, se resuma em reuniões, debates/embates, conceitos, estudos, deliberações e definições abstratas e muito pouco de concreto acontece.

Alertas são recorrentes, temos que priorizar planos de contingência, focar e unir esforços, urgentemente, em ações concretas de recuperação das matas, nascentes, rios e lagoas, construção de reservatórios, pagamentos por serviços ambientais, onde prevalecerá um ou outro planejamento, conforme fundamentação e força relativa dos atores envolvidos nas composições dos Comitês, colegiado formado por representantes do governo, de usuários de águas e da sociedade civil organizada que tenha relação com os recursos hídricos.

Há relativo tempo temos, conselhos, comitês e uma legislação exemplar nas esferas municipais, estaduais e federais para a gestão de recursos hídricos.

Nas reuniões, podemos: tomar decisões e definir medidas necessárias para o cuidado da água, sua qualidade e quantidade suficiente para o abastecimento da população; produzir e ter acesso a informações sobre todos os rios, lagoas, mares, nascentes e águas subterrâneas da região; propor os usos que serão permitidos para utilização dos corpos hídricos; debater os conflitos relativos ao uso da água e propor soluções; aprovar e acompanhar a execução do Plano de Bacia, que conterá as ações necessárias para recuperação, gestão, conservação permanente e proteção dos recursos hídricos; estabelecer a cobrança pelo uso da água e sugerir valores a serem cobrados, recursos que serão aplicados em ações previstas nos Planos de Bacias.

Ao longo destes anos tem faltado vontade política e coragem aos governantes, deputados e à própria sociedade pressionar para enfim darem o passo que falta para que sejam criadas as agências dos comitês de bacias das regiões hidrográficas, ente executivo com recursos financeiros advindo da cobrança pela água, essenciais para pôr em prática os planos/projetos de recuperação/conservação dos corpos hídricos para que a água não falte para os diversos usos.

Vamos cortar muito na carne, até que aprendamos a dar à água o respeito que ela merece.

Donato Velloso é Ambientalista, Coordenador do Pacto de Resgate Ambiental, Diretor de Ecodesenvolvimento da ACIBARRA, Membro do Comitê Baia da Guanabara e do Subcomitê de Jacarepaguá.

Publicado no Portal EcoDebate, 16/03/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Por onde um rio limpo passar tudo viverá, artigo de Donato Velloso

  • Descrever as condições catastróficas em que se encontra o planeta Terra e dizer o que é necessário fazer para reverter esse quadro, até que é fácil; difícil mesmo é por esses planos em prática.

    Vamos direto à questão: enquanto existir o regime capitalista, cujo objetivo é a busca do desenvolvimento econômico infinito, o qual depende do crescimento da população de seres humanos, a devastação ambiental não terá condição de ser contida, muito menos haverá possibilidade de recuperação dos danos ambientais que já foram causados, e pelos quais já pagamos preços tão elevados, e muito mais haveremos de pagar, até quando formos “convidados” a deixar este planeta, que não poderá mais nos ofertar as condições de vida, a nós, seres humanos, e a todas as espécies, animais e vegetais, que nos acompanham nessa jornada.
    É mais ou menos assim. Não é somente uma questão de querer.

Fechado para comentários.