EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Revista Science publica texto sobre a pesca de espécies ameaçadas

 

Professor da Unesp de São Vicente é um dos participantes do manifesto

 


Foto: Ibama

 

A Revista Science publicou uma carta de pesquisadores brasileiros e americanos em defesa da manutenção da Portaria nº 445/2014 do Ministério do Meio Ambiente Brasileiro (MMA), divulgada no final do ano passado. No decreto, são listadas 475 espécies aquáticas ameaçadas de extinção, proibindo sua captura.

O texto está na edição da Science de 06/03 (sexta-feira), com a participação do professor doutor Marcelo Antonio Amaro Pinheiro, docente da Unesp, Campus Experimental do Litoral Paulista (CLP), em São Vicente (SP).

O docente atua como Coordenador de Táxon (Crustacea), indicado pelo ICMBio/MMA para coordenar o grupo de especialistas nas espécies de crustáceos, juntamente com Harry Boos do CEPSUL/ICMBio, que atua como ponto focal, que também participou dessa publicação.

A carta expõe o impasse gerado no Brasil a partir da divulgação, envolvendo indústria pesqueira, pescadores artesanais, pesquisadores e Governo Federal. Isso ocorreu porque 83 dessas espécies são pescadas comercialmente. No entanto, os cientistas acreditam que a Lista Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção tem menos efeitos que vem sendo debatido, pois trata da captura contínua e comércio de peixes classificados como vulneráveis.

“Para a confecção da referida lista participaram pesquisadores especialistas nos mais diversos grupos animais, com a avaliação de 100% das espécies de vertebrados e de diversos grupos de invertebrados. Cada espécie foi avaliada segundo critérios da IUCN (International Union for Conservation of Nature), com o estabelecimento da categoria de conservação mais adequada, sempre embasada por trabalhos técnicos e científicos de qualidade”. A chamada “Lista Vermelha de Espécies” é revista a cada cinco anos, embora espécies mais críticas, como aquelas alvo de pesca, possam ser revisadas antecipadamente, se necessário.

A lista foi revisada e atualizada por cerca de 1.300 pesquisadores de universidades e institutos de diferentes regiões do País, em processo que durou cinco anos. Para os especialistas, a melhor alternativa é o trabalho conjunto entre representantes do governo, do meio científico e da área da pesca, buscando melhores estratégias para a solução do problema.

Fonte: Unesp

Publicado no Portal EcoDebate, 10/03/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Revista Science publica texto sobre a pesca de espécies ameaçadas

  • As novas listas de extinção são uma das poucas coisas realmente boas que a administração federal fez pelo meio ambiente no Brasil nesses últimos tempos. A lista de extinção dos animais aquáticos, principalmente, era extremamente necessária, e foi elaborada segundo critérios científicos e técnicos, sem interferência de politicagem.

    Talvez exatamente por isso, as velhas forças da oligarquia estão tão raivosos contra elas.

Fechado para comentários.