Urbanização X Meio Ambiente – Os dois lados do planejamento urbano, artigo de Rafael Fernando de Almeida Ferraz

 

Urbanização X Meio Ambiente

 

[EcoDebate] A aceleração do processo de urbanização começou na segunda metade do século XX, onde grandes populações começaram a ocupar espaços reduzidos de maneira inapropriada, gerando competição pelos recursos naturais de maior interesse populacional o solo e a água.

A bacia hidrográfica é dividida em dois tipos de espaços físicos, espaços rurais e espaços urbanos, em sua maioria os espaços rurais são ambientes com áreas bastante permeáveis.

Quando acontece um processo de urbanização os espaços permeáveis, inclusive as áreas com presença de vegetação são submetidas a diferentes tipos de usos, os quais tendem a impermeabilizar a superfície, causando um aumento no escoamento superficial.

Na bacia hidrográfica, os espaços urbanos englobam como águas urbanas: o abastecimento de água e esgotos sanitários, a drenagem urbana, as inundações de várzea e a gestão dos sólidos totais (sedimentos e resíduos sólidos).

A gestão das águas urbanas possui problemas crônicos como: deterioração dos mananciais, perda de água na distribuição e falta da racionalização de uso de água em residências e indústrias.

Parte dos engenheiros que atuam no meio urbano, estão desatualizados com as questões ambientais e geralmente buscam soluções estruturais que modificam o ambiente e causam problemas relacionados à infra-estrutura de água, um grande exemplo nos centros urbanos são as inundações.

As inundações podem ocorrer de duas formas conforme é mostrado na Figura, elas podem ocorrer de forma natural no leito maior do rio (limite da área de inundação) ou devido ao processo de urbanização causadas pela impermeabilização do solo ou pela canalização dos cursos d’água (leito menor) e ocupação de áreas ribeirinhas.

A Expansão Urbana e a Degradação dos Rios

Como todos os ecossistemas, os rios também são afetados pelas atividades humanas, dentre elas a de maior impacto nos ecossistemas lóticos é a alteração do curso d’água devido a atividade de urbanização da bacia hidrográfica.

O processo de urbanização em uma bacia hidrográfica tende a modificar a paisagem assim como provocar impactos negativos e positivos no ambiente. O grande ponto de atenção quando começa a expansão urbana é o gerenciamento dos recursos hídricos assim como os usos dos solos. Ao urbanizar uma bacia hidrográfica a tendência é diminuir a superfície permeável do solo aumentando assim o escoamento superficial (runoff). Este acarreta em outros dois processos bastante preocupantes no meio urbano, a erosão e as enchentes nas áreas ribeirinhas. Dentro de um centro urbano a gestão das águas deve ser continua e monitorada. Enchentes e degradação dos corpos d’água podem ser evitadas, através de estruturas capazes de encaminhar as águas provindas da chuva para dentro do córrego adequadamente.

Fontes:
ARAUJO, G. H. S.; ALMEIDA, J. R.; GUERRA, A. J. T. Gestão Ambiental de Áreas Degradadas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008;

CANHOLI, A. P. Drenagem Urbana e Controle de Enchentes. São Paulo: Oficina de Textos, 2005;

TUCCI, C. E. M. Inundações urbanas. Porto Alegre: ABRH, 1995;
______. Águas urbanas: estudos avançados, v. 22, n.63, p. 97-112, 2008.

 

Rafael Fernando de Almeida Ferraz
Graduado em Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Faculdade de Tecnologia de Jahu – FATEC JAHU
Profissão: Tecnologo em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (enfase em Planejamento e Gestão Urbana).

 

Publicado no Portal EcoDebate, 02/03/2015

Urbanização X Meio Ambiente – Os dois lados do planejamento urbano, artigo de Rafael Fernando de Almeida Ferraz, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 2/03/2015, https://www.ecodebate.com.br/2015/03/02/urbanizacao-x-meio-ambiente-os-dois-lados-do-planejamento-urbano-artigo-de-rafael-fernando-de-almeida-ferraz/.


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Um comentário em “Urbanização X Meio Ambiente – Os dois lados do planejamento urbano, artigo de Rafael Fernando de Almeida Ferraz

  1. Prezado Rafael,
    Parabenizo-o por eleger as enchentes urbanas como um tema de sua preocupação profissional.
    Recomendo a leitura do artigo meu nessa mesma edição, Enchentes, a Repetida Derrota de um Modelo, onde pretendo mostrar a necessidade de que as atuais estratégias de combate às enchentes devem agregar as medidas não estruturais de recuperação da capacidade das cidades em reter boa parte das águas de chuva, sem o que não haverá sistema de drenagem que consiga dar vazão a tanta água.
    Abs,
    Álvaro

Comentários encerrados.

Top