EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

COP20, sobre mudanças climáticas, é ‘crucial para o mundo’, diz ministro peruano do Meio Ambiente

 

Presidente da COP-19, o polonês Marcin Korolec inaugura a 20 Conferência das Nações Unidas de Mudanças Climáticas em Lima, no Peru
Presidente da COP-19, Marcin Korolec abre evento em Lima  Paolo Aguilar/EPA/Agência Lusa/Direitos Reservados
 
 

A 20ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP-20), que começou ontem (1º) em Lima, será “histórica para o Peru e crucial para o mundo”, disse o presidente da conferência e ministro peruano do Meio Ambiente, Manuel Pulgar Vidal.

A conferência, da qual participam mais de 10 mil delegados de 195 países, foi aberta pelo presidente da COP-19, o polonês Marcin Korolec, que transmitiu o cargo ao ministro peruano.

Autoridades de todo o mundo vão tentar chegar a um consenso de objetivos e compromissos sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa, para combater as alterações climáticas e os fenômenos meteorológicos extremos.

“Queremos que esta seja a COP que coloque bases sólidas para o novo acordo climático global. Queremos que todos os países, sem exceção, cheguem a um acordo no relatório para demonstrar o nosso compromisso com a redução das emissões”, disse Vidal na abertura do evento.

epa04510919 Outgoing COP19 president, Polish Marcin Korolec (R) symbolically hands over his position to Peruvian Environment Minister Manuel Pulgar Vidal (L) during the opening of the the 20th United Nations Climate Cha
Marcin Korolec passa a presidência da COP a Manuel VidalPaolo Aguilar/EPA/Agência Lusa/Direitos Reservados
 
 

A COP-20, que vai até o próximo dia 12, tem o objetivo de preparar um novo acordo global, a ser assinado na Conferência de Paris, em dezembro do ano que vem. Esse acordo vai substituir o Protocolo de Quioto a partir de 2020.

Vidal frisou que o desafio da COP-20 consiste em “receber todos os bons sinais e mensagens” enviados pelos países para garantir um consenso. “Não vamos deixar que se percam. Construamos regras e acordos que aumentem a confiança entre nós e a opinião pública. O mundo não espera que fracassemos.”

No entanto, “nenhum dos resultados” pretendidos “está garantido”, e o Peru vai intervir “com o objetivo de promover avanços, atuando com flexibilidade e facilitando convergências e compromissos”, assegurou o ministro.

Da cerimônia inaugural também participaram a secretária executiva da COP, Christiana Figueres, e o vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2007, o cientista indiano Rajendra Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Christiana destacou que se devem traçar “linhas de ação cruciais”, como um esboço sobre um novo acordo climático e a forma como os países deverão comunicar os seus compromissos sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Pachauri ressaltou, por sua vez, que, para impedir o aumento da temperatura global em mais de 2 graus Celsius, as emissões de gases de efeito estufa devem ser reduzidas entre 40% e 70% até 2050 e eliminadas na sua quase totalidade em 2100. “Quanto mais nos atrasarmos, mais difícil e caro será enfrentar o objetivo dos dois graus”, disse o cientista indiano.

Em Lima, espera-se que os recentes compromissos da União Europeia, da China e dos Estados Unidos para reduzir as suas emissões de gás deem impulso político às negociações e tenham efeito positivo no restante dos países.

Da Agência Lusa / ABr

Publicado no Portal EcoDebate, 03/12/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa