Ambiente contra Agricultura, artigo de Efraim Rodrigues

 

agricultura x ambiente

 

[EcoDebate] O último lance da queda de braço entre agricultura e ambiente é a indicação da Senadora Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura.

A resistência da Presidente com a natureza e o pensamento a longo prazo é histórica, mas ela poderia ter aproveitado a oportunidade para construir a necessária ponte entre ambiente e agricultura, ao invés de destruí-la com um nome que não é bem aceito por nenhum ambientalista e nem mesmo por muitos grandes produtores de grãos.

Onde foi que a agricultura passou a ser inimiga do ambiente e vice versa? Onde foi que nos perdemos?

Historicamente, as questões de natureza eram tratadas dentro das secretarias e ministérios da Agricultura. Muitos dos grandes nomes ambientais do passado eram agrônomos.

Não sei em que momento da história recente passamos a crer que alimentos são produzidos em outro local que não o mesmo ambiente, e que não seriam os próprios agricultores os primeiros a sentir os impactos de um ambiente degradado.

Em meu blog [http://ambienteporinteiro-efraim.blogspot.com.br/] você encontra alguns trabalhos científicos muito bem aceitos entre os pesquisadores, mostrando que a agricultura terá que lidar com problemas ainda mais sérios que dois graus de aumento de temperatura.

Da mesma forma, está nas mãos da agricultura resolver alguns problemas ambientais antigos como o desmatamento da Amazônia. Nesta semana foi renovada a moratória da Soja, que é um compromisso entre governo e indústria para que a soja plantada em áreas desmatadas na Amazônia não possa ser comercializada e que de acordo com dados oficiais, chegou a reduzir o desmatamento em mais de cinco vezes em alguns municípios. A moratória é parte do esforço que levou à redução do desmatamento da Amazônia em 18%, conforme dados publicados esta semana pelo conceituado sistema PRODES do Inpe.

Há um terreno fértil para a construção de muitas pontes entre agricultura e ambiente, mas este terreno permanecerá infecundo se Kátia Abreu ocupar o Ministério da Agricultura.

Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br), colunista do Portal EcoDebate, é Doutor pela Universidade de Harvard, Professor Associado de Recursos Naturais da Universidade Estadual de Londrina, consultor do programa FODEPAL da FAO-ONU, JICA e Vale, autor dos livros Biologia da Conservação e Histórias Impublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores e Ecologia da Restauração, finalista do 56º Prêmio Jabuti 2014. Nos fins de semana ajuda escolas do Vale do Paraíba-SP, Brasília-DF, Curitiba e Londrina-PR a transformar lixo de cozinha em adubo orgânico.

Publicado no Portal EcoDebate, 02/12/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Um comentário em “Ambiente contra Agricultura, artigo de Efraim Rodrigues

  1. ???????????????????????????????????????????????????????????

Comentários encerrados.

Top