EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

AM: Criada a Estação Ecológica Alto Maués, com de 670 mil hectares

 

Alto Maués.Foto: Divulgação ICMBio

 

Unidade abriga importantes espécies, entre elas uma das maiores concentrações de primatas

Por: Lucas Tolentino (*), do MMA.

Quase 670 mil hectares da Floresta Amazônica entraram em regime de proteção. Decreto presidencial criou, na última sexta-feira (17/10), no Estado do Amazonas, a Estação Ecológica Alto Maués, em área totalmente livre de ocupação humana. A unidade abriga importantes espécies da biodiversidade brasileira, entre elas uma das maiores concentrações de primatas.

Além de garantir a preservação de exemplares da fauna e da flora, a criação da unidade de conservação vai assegurar a perenidade dos serviços ecossistêmicos da região. Contribuirá, ainda, para a estabilidade ambiental local.

FRONTEIRA

A estação faz fronteira com o Parque Nacional da Amazônia e as florestas nacionais de Pau-Rosa e do Amanã. Dentro dos limites da Alto Maués vivem 13 espécies de primatas, das quais três só existem na região. Também há 624 espécies de aves, três delas ameaçadas de extinção. As condições da região também são adequadas para a sobrevivência e reprodução da onça pintada.

Como não há ocupação humana, a estação terá mantida a integridade da cobertura vegetal. A unidade faz parte das metas do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) e consta no documento Área Prioritária para Conservação, Uso Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) definirá a zona de amortecimento da estação ecológica. Nessa área, serão permitidas atividades minerárias autorizadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e licenciadas pelo órgão ambiental competente.

*Com informações do ICMBio

 

Publicado no Portal EcoDebate, 22/10/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “AM: Criada a Estação Ecológica Alto Maués, com de 670 mil hectares

  • Parabenizo a equipe do ICMBio pela criação desta Unidade de Conservação, remando contra a maré sempre e teimosamente; e “parabenizo” a equipe da Casa Civil pela eternização do conflito Mineração x Conservação no ao redor da Unidade, pois nem tudo são flores nos gestos governamentais de caráter conservacionista, isso é tradição e com tradição a gente não brinca.

Fechado para comentários.