Os impactos e danos ambientais do turismo ecológico, artigo de Roberto Naime

 

artigo

 

[EcoDebate] O turismo ecológico é conceitualmente entendido como uma forma de viajar e usufruir de paisagens, que incorpora tanto o compromisso com a proteção da natureza como a responsabilidade social dos viajantes com o meio visitado. O turismo ecológico tem contribuído para mitigar os impactos negativas das atividades turísticas sobre as localidades visitadas.

O turismo ecológico produz importantes impactos positivos para a atividade turística. Contribui para a criação de áreas, programas e entidades de proteção ambiental. Ajuda a produzir campanhas e programas de educação ambiental para crianças, adultos, turistas e moradores das localidades turísticas.

Incrementa o desenvolvimento de programas de “orgulho étnico”. As comunidades receptoras passam a sentir orgulho da beleza e originalidade dos recursos naturais da sua localidade e das características culturais de sua comunidade. O turismo ecológico contribui para auxiliar a fiscalizar das ações predatórias e atua como elemento auxiliar dos guias turísticos.

O engajamento de ambientalistas nos programas de ecoturismo produz guias comprometidos e instrutores na orientação e educação ambiental dos turistas e comunidades locais. Estes ambientalistas muitas vezes se tornam proprietários e administradores dos seus próprios “lodges”.

Os impactos negativos das atividades ecoturísticas são muito parecidos com os do turismo em geral. Poluição sonora, do ar, dos solos e das águas através do lançamento de efluentes “in natura”, na ausência de estruturas de saneamento básico. Nesta dimensão também se destaca a acumulação de resíduos sólidos (lixo) em vários locais.

Por exemplo, o uso de sabonetes e detergentes em rios e cascatas compromete a qualidade das águas e a sobrevivência de peixes ou da vegetação aquática em geral. Também podem ocorrer contaminações de fontes e mananciais hídricos.

Também são impactantes coletas de corais do mar, danificação de cavernas com estalactites e estalagmites em área de grutas calcáreas. Pinturas e rasuras em rochas, cavernas ou grutas onde os turistas querem registrar sua passagem. Alterações de temperatura e umidade de cavernas, com aparecimento de fungos.

Pode ocorrer erosão de encostas por traçados inadequados ou falta de drenagem nas trilhas, a caça e pesca ilegais, incêndios acidentais ou criminosos, desmatamento para a construção de infraestrutura. Turistas podem alimentar animais com produtos com conservantes ou outras substâncias estranhas à dieta silvestre habitual, que podem provocar desde doenças até a morte de indivíduos da fauna silvestre.

Finalizando, ocorre a construção de equipamentos de infraestrutura cuja arquitetura, materiais ou estilos podem contrastar demais com o meio natural. E também são registradas descaracterizações das tradições e dos costumes das comunidades receptoras, cujos ritos e mitos muitas vezes são transformados em shows para turistas.

As atividades turísticas em geral apresentam um grande potencial de crescimento, mas implicam necessariamente em obras de infraestrutura e ações de estudos e planejamentos que viabilizem intervenções relevantes na organização da atividade. A simples ostentação involuntária de tempo e dinheiro, a especulação de diversas formas e a migração de populações locais ou regionais constituem um problema a ser administrado para evitar conflitos entre os turistas e a comunidade receptora.

Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

 

** Sobre o mesmo tema, sugerimos que leiam, também, os artigos:

Os impactos culturais do turismo, artigo de Roberto Naime

Os impactos econômicos do turismo, artigo de Roberto Naime

Ecoturismo, artigo de Roberto Naime

Resultantes sociais da atividade de turismo, artigo de Roberto Naime

Os danos ambientais do turismo, artigo de Roberto Naime

 

Publicado no Portal EcoDebate, 21/10/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Um comentário em “Os impactos e danos ambientais do turismo ecológico, artigo de Roberto Naime

Comentários encerrados.

Top