EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Desmatamento fora dos planos dos principais candidatos aos governos de Amazonas, Mato Grosso e Pará

 

desmatamento

 

Um levantamento feito pelo site Mídia e Desmatamento na Amazônia, a partir da leitura dos programas de governo (ou documentos correlatos) dos principais candidatos aos governos de Amazonas, Mato Grosso e Pará, constatou que apenas Simão Jatene (PSDB), que concorre à reeleição no Pará, aborda explicitamente o plano de combate ao desmatamento vigente em seu estado. Os demais ignoraram esse compromisso assumido pelos estados junto ao governo federal.

Origem dos planos estaduais de controle do desmatamento

O aumento do desmatamento verificado entre 2007 e 2008 levou o governo federal a por em prática uma das estratégias originais do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm): mobilizar estados e municípios em um esforço articulado para conter as causas do desmatamento em seus respectivos territórios.

Desta forma, entre 2009 e 2011, os governos de estados amazônicos formularam planos estaduais de prevenção e controle do desmatamento alinhados às metas e objetivos do PPCDAm. Para isso, receberem apoio técnico e financeiro de diferentes fontes, como a cooperação internacional. Esses planos estaduais são considerados parte da estratégia nacional para que o Brasil cumpra as metas para 2020 do Plano Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC).

Hoje, Amazonas, Mato Grosso e Pará têm planos formulados e em implantação. No entanto, o compromisso não aparece citado nos programas de governo dos dois candidatos ao governo do estado do Amazonas – Eduardo Braga (PMDB) e José Melo (Pros), que disputam o segundo turno -, do governador eleito pelo Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), e do candidato da oposição ao governo do Pará, Helder Barbalho (PMDB), que disputa o segundo turno com Jatene, atual governador do estado.

Lacuna cria apreensão

Essa lacuna causa preocupação, especialmente diante do fato de que o desmatamento aumentou 29% em 2013, de 4.571 km2 para 5.891 km2, e, segundo os dados do sistema Deter, há neste ano tendência de um novo aumento – a estimativa oficial de 2014 deverá ser anunciada pelo Ministério do Meio Ambiente antes de dezembro. Se essa tendência for confirmada, será a primeira vez desde 2004, ano de lançamento do PPCDAm, que o desmatamento crescerá por dois anos consecutivos.

Amazonas (583 km2), Mato Grosso (1.139 km2), Pará (2.346 km2) e Rondônia (932 km2) lideram o crescimento do corte ilegal de florestas na região registrado entre agosto de 2012 e julho de 2013, o período adotado para calcular a taxa oficial de desmatamento pelo Prodes de 2013.

Veja aqui uma síntese das propostas de governo de Eduardo Braga para o Amazonas, com foco nas questões que influenciam o desmatamento no estado. As propostas de José Melo sobre o assunto podem ser lidas aqui.

Leia aqui um resumo das diretrizes do plano de governo de Simão Jatene que dizem respeito ao desmatamento no estado do Pará. Uma síntese das propostas de Helder Barbalho para o mesmo tema pode ser lida aqui.

Análise do site Mídia e Desmatamento na Amazônia, reproduzida pelo Portal EcoDebate, 17/10/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Desmatamento fora dos planos dos principais candidatos aos governos de Amazonas, Mato Grosso e Pará

  • Parabéns pelo SITE e e pela matéria .

    Não me surpreendi com o descompromisso dos candidatos do PMDB com o Plano Nacional de Controle do Desmatamento na Amazônia . O que me surpreende é como a presidente Dilma aceitou apoia-los assim mesmo .
    Em compensação o Plano de Governo do Pará , do partido de oposição tem mais compromissos do que o próprio partido da presidente .
    Francamente esta gororoba politico-partidária dá muita dor de barriga e dor de cabeça aos eleitores . Pobres eleitores .!!!

Fechado para comentários.