EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Na próxima legislatura, mais da metade da Câmara dos Deputados será ruralista

 

Bancada da agropecuária vai aumentar no próximo ano

 

Levantamento preliminar da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) indica que a bancada ruralista na Câmara dos Deputados saiu fortalecida do último pleito eleitoral (5). Segundo o estudo, 263 dos 513 dos deputados federais eleitos (51%) estão ligados ao setor. Desse total, 139 (27%) já são membros da frente parlamentar e foram reeleitos; e 124 (24%) são novos deputados ligados à agropecuária.

No estudo da frente parlamentar, foram utilizados parâmetros e características dos eleitos a deputado federal que os ligam ao setor de agronegócios. Além disso, os especialistas que conduziram o estudo levaram em conta as “bandeiras do setor”, assumidas durante a campanha eleitoral, e o perfil dos eleitos, que, por exemplo, declararam como ocupação a produção rural.

Atualmente, a frente tem 205 membros, sendo 191 deputados e 14 senadores.

Burocracia
Integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) disse que já há um caminho a seguir. “Nós somos, hoje, vítimas do ‘fiscalismo’ exacerbado, transformando o produtor, muitas vezes, em um cidadão que fica ‘à mercê de algemas’. O que nós queremos é que a Constituição e a legislação digam, com absoluta clareza, o que o cidadão pode fazer”, declarou.

Moreira também criticou a burocratização do setor rural. “Transformar propriedade em um chão de fábrica e dar para o produtor, na propriedade, ‘dentro da porteira’, a obrigação de um cartório para poder manter as suas obrigações é desconstruir, é atrapalhar a produção primária, é tirar do produtor aquilo que ele mais sabe fazer, que é produzir alimentos”, disse o deputado.

Não reeleitos
Da bancada ruralista, não foram reeleitos os deputados Moreira Mendes (PSD-RO), Giovanni Queiroz (PDT-PA), Geraldo Simões (PT-BA), Nelson Padovani (PSC-PR), Vitor Penido (DEM-MG), Guilherme Campos (PSD-SP), Reinhold Stephanes (PSD-PR) e Junji Abe (PSD-SP).

Já os deputados Ronaldo Caiado (DEM-GO), Rose de Freitas (PMDB-ES), Wellington Fagundes (PR-MT) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) foram eleitos para o Senado.

Não se candidataram à reeleição os seguintes deputados membros da FPA: Abelardo Lupion (DEM-PR), que coordenou a campanha do presidenciável Aécio Neves; Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG); Vilson Covatti (PP-RS); Oziel Oliveira (PDT-BA); Eduardo Sciarra (PSD-PR); Sandro Mabel (PMDB-GO); Carlos Magno (PP-RO); e Paulo Cesar Quartiero (DEM-RR).

Reportagem – Thyago Marcel
Edição – Pierre Triboli

Matéria da Agência Câmara de Notícias.

Publicado no Portal EcoDebate, 09/10/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa