EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Bônus demográfico na América Latina e Caribe: 1950-2100, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

 

bonus demografico américa latina

 

[EcoDebate] Uma das consequências da transição demográfica é a mudança da estrutura etária da população. Quanto as taxas vitais (mortalidade e natalidade) eram altas a pirâmide populacional era rejuvenescida, com alta proporção de crianças e baixa proporção de idosos. A queda das taxas de mortalidade e o aumento da esperança de vida tem um efeito de aumentar a proporção de adultos no longo prazo. Porém, a queda da natalidade reduz rapidamente a razão de dependência de crianças, abrindo uma janela de oportunidade.

Em 1965 havia na América Latina e Caribe (ALC) 89 pessoas dependentes para cada 100 pessoas em idade ativa, sendo 81 crianças (0 a 14 anos) e 7 adultos (65 anos e +). A razão de dependência veio caindo até atingir 54% em 2010, sendo 44% de crianças e 10% de idosos. Na segunda metade do século XXI a razão de dependência volta a subir em decorrência do envelhecimento da população.

Entre o ano 2000 e 2050 a razão de dependência demográfica vai ficar abaixo de 60%. Neste período, pode-se aproveitar o momento favorável no sentido de facilitar o crescimento econômico, a redução da pobreza e a melhoria da qualidade de vida. O primeiro Bônus Demográfico é um fenômeno temporário e só acontece uma vez na história de cada país, referindo-se à possibilidade de crescimento da renda em função do aumento da razão entre produtores e consumidores na população. Pode ocorreu um segundo bônus se o processo de envelhecimento for devidamente administrado.

O Bônus, em geral, tem um efeito maior sobre a população feminina, pois tendo de dedicar menos tempo às tarefas de reprodução e de cuidado dos filhos, as mulheres passam a ter mais tempo para cuidar de si próprias e de se incorporar à população economicamente ativa (PEA). Adicionalmente, o aumento da esperança de vida eleva o ciclo de vida produtivo da mulher e, combinado ao aumento das taxas de escolaridade, aumenta o capital humano feminino.

Com políticas públicas adequadas, o Bônus Demográfico pode ajudar a melhorar a qualidade de vida da população da América Latina e Caribe.

Para mais informações, visite:
ALAP – Associação Latino Americana de População

WONG, L.R., ALVES, JED, RODRÍGUEZ, JV, TURRA, CM (Orgs). “Cairo+20: perspectivas de la agenda de población y desarrollo sostenible después de 2014“, Rio de Janeiro, ALAP, abril de 2014

 

José Eustáquio Diniz Alves, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE; Apresenta seus pontos de vista em caráter pessoal. E-mail: jed_alves@yahoo.com.br

EcoDebate, 15/08/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Bônus demográfico na América Latina e Caribe: 1950-2100, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

  • E no ano 3100, qual será a condição da vida humana na Terra? E das outras espécies, sejam animais ou vegetais?
    Certamente, teremos atingido o estado de desenvolvimento pleno e de total satisfação de todas as espécies, e , é quase certo, seremos, então, imortais. A morte terá morrido ou se aposentada.

Fechado para comentários.