EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama regulamenta perdão de multas por desmatamento ilegal

 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou hoje (7) no Diário Oficial da União instrução normativa que regulamenta um dos pontos mais polêmicos do novo Código Florestal Brasileiro, aprovado em 2012: a suspensão de multas por desmatamento ilegal em áreas de preservação permanente (APPs) e de reserva legal.

As APPs incluem encostas, topos de morros e beiras de rios, que devem ter a vegetação conservada. Já a reserva legal é o percentual mínimo de vegetação nativa a ser mantido em uma propriedade, que varia de 20% a 80%, dependendo do bioma.

O perdão das multas aplicadas antes de 22 de julho de 2008 contra quem desmatou essas áreas foi definido no novo Código Florestal e a instrução normativa publicada hoje detalha os procedimentos necessários para quem foi multado solicitar a suspensão da penalidade.

desmatamento
Ibama regulamenta suspensão de multas por desmatamento ilegal em áreas de preservação permanente (APPs) e de reserva legal aplicadas até 22 de julho de 2008. Foto Arquivo/Agência Brasil
 
 

Para pedir a suspensão das multas, é necessário que o produtor rural tenha as terras registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e tenha aderido ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). O CAR é um banco de dados que armazena informações sobre as propriedades ruais do país. Já o PRA é um compromisso assumido pelo proprietário de áreas rurais em recompor e preservar áreas de preservação.

Se cumprir os requisitos, o proprietário rural com direito ao perdão das multas deverá firmar um acordo com o Ibama e deve cumprir uma série de exigências estabelecidas pelo órgão. Se o Ibama detectar alguma irregularidade, as multas e sanções podem ser retomadas.

 

Da Agência Brasil.

EcoDebate, 08/08/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Ibama regulamenta perdão de multas por desmatamento ilegal

  • .Se existe uma população humana crescente e ávida por consumir (essa população , atualmente, é igual a 7,24 bilhões de seres;
    .Se a grande maioria dessa população é comandada ou dominada por um sistema que visa apenas ao lucro, e que é composto por muitos Estados nacionais, alguns dos quais dotados de superpoderes econômicos e bélicos, e se a esses Estados se juntam as religiões que, de mãos dadas com a mídia, cuidarem da parte ideológica do sistema, que é chamado de capitalismo…
    .Se a grande maioria dessa população se encontra aprisionada por essas condições, e sem qualquer possibilidade de reação, e se não devemos esperar que o capitalismo atue contra seus próprios interesses, então, concluiremos: todos os atos dos Estados capitalistas, por mais disfarçados que sejam, têm sempre o objetivo de favorecer o desenvolvimento do capitalismo, e, por conseguinte, a destruição de todos os biomas terrestres.
    .Se nada podemos fazer para conter esse processo, devemos, ao menos, tentar fazer com que parte da população humana perceba as condições de destruição a que estão submetidas todas as espécies vivas do planeta Terra, inclusive a espécie humana.

Fechado para comentários.