EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Amazônia Legal: Imazon detecta 843 quilômetros quadrados de desmatamento em junho de 2014

 

desmatamento ilegal

 

Em junho de 2014, o SAD detectou 843 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal com uma cobertura de nuvens de 30% do território. Isso representou um aumento de 358% em relação a junho de 2013 quando o desmatamento somou 184 quilômetros quadrados e a cobertura de nuvens foi de 12%.

O desmatamento acumulado no período de agosto de 2013 a junho de 2014, correspondendo aos onze primeiros meses do calendário atual de desmatamento, totalizou 1.690 quilômetros quadrados. Houve redução do desmatamento acumulado de 9% em relação ao período anterior (agosto de 2012 a junho de 2013) quando o desmatamento somou 1.855 quilômetros quadrados.

Em junho de 2014, a maioria (54%) do desmatamento ocorreu no Pará, seguido pelo Amazonas (16%), Rondônia (15%), Mato Grosso (14%) e Acre (1%).

As florestas degradadas somaram 48 quilômetros quadrados em junho de 2014. Em relação a junho de 2013 houve redução de 71% quando a degradação florestal somou 169 quilômetros quadrados. A maioria (44%) ocorreu no Pará, seguido por Rondônia (40%), Mato Grosso (13%) e Amazonas (2%).

A degradação florestal acumulada no período de agosto de 2013 a junho de 2014 totalizou 614 quilômetros quadrados. Em relação ao período anterior (agosto de 2012 a junho de 2013) houve redução de 58% quando a degradação florestal somou 1.462 quilômetros quadrados.

Fonseca, A., Martins, H., Soua Jr., C., & Veríssimo, A. 2014. Boletim Transparência Florestal da Amazônia Legal (junho de 2014) (p. 9). Belém: Imazon.
Boletim do Desmatamento (SAD) junho 2014
Baixe aqui o arquivo

Fonte: Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia

EcoDebate, 22/07/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Amazônia Legal: Imazon detecta 843 quilômetros quadrados de desmatamento em junho de 2014

  • Caros amigos houvesse interesse do MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE em proteger as florestas da Amazônia Legal, certamente, teria impedido que 843 quilômetros fossem desmatados. Justificamos: “uma área desse tamanho não se desmata do dia para a noite”. Será que o governo não tem mínimo interesse em aplicar a lei? Ou: será que no estado do Amazonas não tem POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL, SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, IBAMA, OSCIP’s, ONG’s e cidadãos e cidadãs que pudessem exercer cidadania para denunciar os crimes, afinal, proteger o meio ambiente não é dever de todos? E diante das dificuldades, ninguém conseguiria copiar as imagens de satélite? Por fim, será que a Amazônia está descartada ambientalmente? Será que na campanha eleitoral que se aproxima, os candidatos farão tremular a bandeira da natureza? Eu peço desculpas por tantas perguntas, infelizmente, inevitáveis.

Fechado para comentários.