EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Relatório da ONU pede ações urgentes para salvar a diversidade genética das florestas do mundo

 

Milhões de pessoas dependem das florestas. Foto: IRIN/Charles Akena

Milhões de pessoas dependem das florestas. Foto: IRIN/Charles Akena

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) divulgou nesta terça-feira (3) a primeira edição do relatório “O Estado dos Recursos Genéticos das Florestas do Mundo”, que traz informações sobre a conservação, gestão e uso sustentável das árvores das florestas e os recursos genéticos de outras plantas lenhosas.

Com dados de 86 países, o documento pede ações urgentes para melhor gerenciar a diversidade genética das florestas e assim assegurar a sobrevivência dos benefícios que elas proporcionam.

“As florestas fornecem alimentos, bens e serviços que são essenciais para a sobrevivência e o bem-estar de toda a humanidade”, disse o diretor assistente da FAO para o manejo florestal, Eduardo Rojas-Briales. “Esses benefícios todos contam com a salvaguarda do rico estoque da diversidade genética florestal do mundo – o que está cada vez mais em risco”, acrescentou.

O relatório diz que metade das espécies florestais regularmente utilizadas por países estão ameaçadas pela conversão das florestas em pastagens e terras agrícolas, pela exploração excessiva e os impactos das mudanças climáticas.

Entre as principais ações solicitadas pelo relatório estão a gestão e coleta de dados sobre recursos florestais mais intensificada. Enquanto as espécies de árvores existentes no mundo são estimadas entre 80 mil a 100 mil, apenas 2.400 – cerca de 3% – são ativamente gerenciadas para os produtos e serviços que prestam.

Os dados mostram a ausência de informações e conhecimento insuficiente sobre a importância dos recursos genéticos florestais por parte dos países. Segundo a FAO, isto pode ser traduzido muitas vezes em políticas nacionais “parciais, ineficazes ou inexistentes”.

“Os governos precisam agir e implementar o Plano de Ação Mundial para Recursos Genéticos das Florestas. A FAO e sua Comissão estão prontos para orientar, apoiar e auxiliar os países na conservação e uso sustentável dos recursos genéticos das florestas”, acrescentou a responsável pela área na FAO, Linda Collette.

Fonte: ONU Brasil

EcoDebate, 05/06/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 thoughts on “Relatório da ONU pede ações urgentes para salvar a diversidade genética das florestas do mundo

  • artur Lopes Rodrigues

    A ação tem de partir de todos nós.
    A implementação de normas para a sobrevivência, terá de começar de tenra idade, passando pela família e pela escola e pela sociedade.
    Todos os continentes estão ameaçados quer nos recursos hídricos quer no solo, e a imensidão dos oceanos.
    Os recursos energéticos devem ser de facto, muito bem distribuídos e geridos duma forma sábia, se não o planeta terra vai sucumbir.

  • Fico triste que, mesmo a maioria das pessoas que levantam vozes para defender as florestas, acabam focando quase que unicamente em argumentos antropocêntricos. Será que a própria biodiversidade em si não seria um argumento suficiente para preservar o que restou das florestas ?? Será que as pessoas não conseguem se mover um pouco do milenar especismo e olhar para as outras espécies ?? O chamado “sócio-ambientalismo” abocanhou quase todo o movimento ambientalista … uma pena.

Fechado para comentários.