EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Comitê diz que interligação com o Sistema Cantareira pode afetar abastecimento na bacia do Paraíba do Sul

 

Paraíba do Sul

 

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) avalia que o projeto de interligação do Sistema Cantareira com a Bacia do Rio Paraíba do Sul pode afetar o abastecimento das 184 cidades que dependem do rio. Segundo o presidente do comitê, Danilo Vieira, o projeto apresentado ontem (19) pode afetar tanto a qualidade como a quantidade de água disponível na bacia.

Pela proposta, será construído canal entre as represas Atibainha, que faz parte do sistema que abastece a Grande São Paulo, e o reservatório do Rio Jaguari, um dos afluentes do Paraíba do Sul, que abastece o Rio de Janeiro. Será feito ainda um sistema de bombeamento de “mão dupla”, assim, quando um dos reservatórios tiver excedente de água, o volume será enviado para a outra represa.

Para Vieira, o processo está ocorrendo de forma precipitada, devido à crise do Sistema Cantareira, que atingiu os piores níveis de armazenamento, desde a sua criação, na década de 1970. “Quando existe a notícia de uma transposição, que na nossa opinião, não está pautada em um estudo técnico que nos dê confiança para adoção dessas medidas, ficamos preocupados com o que possa acontecer na frente”, ressaltou o presidente do comitê.

Segundo ele, os dados do Ceivap são diferentes dos apresentados pelo governo de São Paulo. “Vale frisar que o estudo contratado pelo Ceivap tem alguns pontos divergentes do estudo apresentado por São Paulo, em termos de quantidade e qualidade de água”, enfatizou. “ A nossa expectativa é que possamos discutir melhor essa questão. Termos, de fato, um diagnóstico preciso, um estudo técnico que traduza a realidade da bacia hidrográfica, para tomarmos uma medida correta e responsável para a solução dos problemas”, acrescentou.

Vieira aponta que existe o problema do lançamento de esgotos, sem tratamento, nas águas da bacia. “Na bacia, nós não temos nem 20% da população com tratamento adequado de esgoto. A gente sabe que quando tira água da bacia, piora a qualidade da água”, disse contestando os argumentos apresentados pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para defender o projeto.

A quantidade de água disponível também pode não ser suficiente para que o projeto seja viável, de acordo com o Ceivap. “Pelo estudo contratado pelo Ceivap, não existe disponibilidade hídrica suficiente para garantir o abastecimento público de todos os 184 municípios que dependem da bacia,  mais as atividades envolvidas de geração e mineração e mais o abastecimento da região metropolitana de São Paulo”, disse Vieira.

Reportagem de Daniel Mello, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 20/03/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Comitê diz que interligação com o Sistema Cantareira pode afetar abastecimento na bacia do Paraíba do Sul

  • E não estão errados. Ao invés do governo de São Paulo fazer a lição de casa, que é fiscalizar e reflorestar as nascentes e ribeiros que abastecem o Cantareira (e que estão em estado de miséria), querem roubar água do Rio de Janeiro. Eu posso ser paulista mas ainda acho isso um absurdo.

Fechado para comentários.