EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MPF recomenda a suspensão da venda da piracatinga

 

piracatinga (Calophysus macropterus)
piracatinga (Calophysus macropterus)

 

Supermercados, feiras livres e frigoríficos serão fiscalizados; espécie representa risco em potencial por se alimentar de animais mortos

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) recomendou a 12 supermercados de Manaus que suspendam imediatamente a comercialização da piracatinga, até que haja evidências suficientes sobre a ausência de riscos para a saúde do consumidor. A espécie de peixe tem sido comercializada em Manaus, muitas vezes com outros nomes, como douradinha, piratinga e pirosca.

Desde junho de 2012, o MPF investiga a matança de botos no Amazonas, que teria como uma de suas utilidades servir de isca para a pesca da piracatinga. Estudos comprovam que animais que se alimentam de outros animais mortos tendem a concentrar metais pesados e outros contaminantes como o mercúrio.

O MPF ressalta, na recomendação, que ainda não existe comprovação científica de que o consumo da piracatinga seja inofensivo à saúde humana. Destaca ainda que o Código de Defesa do Consumidor, no artigo 10, prevê que o fornecedor não pode “colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança”.

Em razão de grande parte de o pescado ser comercializado em feiras livres e populares, o MPF recomendou à Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) que fiscalize estes espaços, para evitar que a espécie seja comercializada.

O Programa Estadual de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/AM) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) também foram acionados pelo MPF para que fiscalizem o cumprimento da recomendação nos supermercados da capital.

O Mapa deverá ainda realizar fiscalização em todos os frigoríficos do Amazonas, para identificar e autuar estabelecimentos clandestinos. De acordo com Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), existem 161 frigoríficos ativos no estado, com capacidade de armazenamento em torno de 20 mil toneladas, sendo 124 localizados na calha dos rios Solimões/Amazonas, que comercializam a piracatinga. A secretaria informou também que pode chegar a 300 o número de pequenas câmaras frigoríficas clandestinas, apenas em Manaus.

Os órgãos terão o prazo de dez dias úteis para que sejam informadas as providências adotadas em relação ao cumprimento da recomendação.

Audiência pública – Em outubro do ano passado, o MPF/AM realizou audiência pública para discutir matança de botos no Amazonas, em função de informações sobre a ocorrência da prática em diversos municípios do Estado. Na ocasião, foram colhidas informações, dados e propostas para auxiliarem na conclusão de investigação conduzida pelo MPF sobre o tema.

Fonte: Procuradoria da República no Amazonas

EcoDebate, 14/02/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 thoughts on “MPF recomenda a suspensão da venda da piracatinga

  • Boa sorte ao MPF/AM, já que, infelizmente, a única forma de pararem de matar botos e tartarugas para servir de isca (tem umas coisas que são tão absurdas que nem dá para entender) é fazer a Piracatinga perder o valor.

  • Valdeci Silva.

    A medida recomendada pelo MPF, mesmo que seja adotada, é apenas um paliativo. Para preservar as espécies vivas ainda existente no planeta Terra, a única solução é a redução urgente da população humana, através de rigoroso controle da natalidade.

Fechado para comentários.