EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Por uma educação socioambiental cidadã, por Donato Velloso

 

educação socioambiental cidadã,

 

Fato comprovado, a cada dia e com mais insistência na mídia pelos especialistas, ecólogos, cientistas, ambientalistas de que as alterações climáticas vêm aumentando o nível dos mares, as crises sociais, desertificação, conflitos pelo uso da água, acidez dos oceanos, os refugiados ambientais, as guerras, agravando os riscos para a sobrevivência das próximas gerações.

Se faz cada vez mais urgente incorporarmos, no nosso dia a dia, o cuidado com o meio ecológico, a conservação dos recursos naturais ao nosso redor, entendê-lo e vivenciá-lo com o coração e, para tanto, é necessário insistir no princípio da precaução, para que os tomadores de decisão implementem processos coletivos de educação ambiental, onde todos os segmentos das comunidades participem.

Só assim minimizaremos os iminentes e graves perigos, sofrimentos, tragédias, perdas de vidas, danos materiais. etc., como as recorrentes em todas as partes do planeta e até mesmo bem perto de nós.

A luta não pode ser de poucos, mas de todos os cidadãos, para encorajar e mostrar que estamos todos no mesmo barco, somos mutuamente interdependentes, sendo nossa responsabilidade conviver com todas as espécies ainda existentes, com carinho, dedicação, amor e compaixão.

Nós imaginamos que somos os senhores de todas as coisas, sem a percepção de que cada um de nós vive nessa única morada, nessa fina casquinha do nosso planeta TERRA; respiramos, bebemos, comemos, consumimos, poluímos, somos habitados e interagimos com milhões de bactérias e microrganismos, e sem perceber que apenas fazemos parte da natureza. Ela pode viver sem nós, como fez por milhões de anos. Nós não podemos viver sem ela.

A exploração insensata dos recursos naturais e as crueldades que os seres vivos sofrem nas mãos dos humanos estão além da nossa compreensão, nisto reside um grande absurdo.

Ao acordarmos para esta realidade, talvez seja muito tarde. Portanto, basta de protelação porque já chegamos a um ponto crítico. E, de fato, a devastação da natureza atingiu, em todos os locais, níveis jamais imaginados no passado.

Nós do LAGOA VIVA e do PACTO DE RESGATE AMBIENTAL temos como preceitos estatutários, dar acesso à informação, trocar saberes sobre programas, projetos, modelos de trabalho, mostrar práticas e estimular atitudes voltadas para o cuidado ambiental local, em especial continuar determinados em contribuir no processo de revitalização de nossos rios e lagoas da bacia hidrográfica de Jacarepaguá.

Seremos sempre gratos a centenas de educadores e parceiros, que possibilitaram proporcionar ao longo dos últimos 14 anos, momentos de ensinamentos, seminários, projetos campanhas, publicações, partilhando informações, ideias, desdobramentos e motivações de práticas. Esta é uma estratégia essencial de engajamento para avançarmos na formação de uma consciência ecológica na nossa população, na busca de um viver mais sustentável.

As intervenções realizadas e as previstas como as 5 ETR(estação de tratamento de resíduos) e a dragagem do complexo lagunar da Barra/Jacarepaguá são necessárias, mas não bastam.

É necessário maior envolvimento da população e do empresariado local, intensificando campanhas, estimulando, apoiando, participando e aportando recursos para projetos de educação socioambiental nas escolas, condomínios, clubes, igrejas e comunidades.

Insisto que temos que atacar a origem, nas dezenas de comunidades ribeirinhas das lagoas e dos rios que vertem dos maciços da Tijuca e Pedra Branca.

Sigo o meu instinto, o meu coração, focando minha atenção e dedicação a CAUSA AMBIENTAL LOCAL, em especial contribuindo no processo de despoluição do complexo lagunar da Barra/Jacarepaguá, uma atitude reparadora a este triste cenário de degradação, para dar sentido a minha curta existência e responsabilidade com meus filhos e netos.

Acredito ser capaz de uma forma modesta que nunca teria imaginado, chegando a escrever estas linhas repetitivas, na esperança de reflexões e ações proativas menos excludentes e predatórias, pois a realidade é mais grave do que conhecemos.

Aos jovens em especial, deixem o que toca os seus corações motivá-los no envolvimento com projetos dignos e éticos.

Por favor, ajudem a parar com esta loucura!!!

Somente a soma das energias dos verdadeiros cidadãos e a união de todos os segmentos comunitários compromissados e empenhadas no cuidado ambiental, podem mudar o rumo da história e poupar milhões de vidas num futuro próximo.

Juntem-se aos que fazem, sem medo.

Pagamentos por serviços ambientais já!!! Aprovação do IMPOSTO DE RENDA ECOLÓGICO JÁ!!!

Donato Velloso, ambientalista, presidente do LAGOA VIVA, diretor de ecodesenvolvimento da Acibarra e da CCJ.

EcoDebate, 04/02/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Por uma educação socioambiental cidadã, por Donato Velloso

  • Parabenizo o autor pelo artigo. A educação socioambiental é, de fato, sumamente importante, mas, sabemos, o capitalismo é dotado de altíssimo e incontrolável poder destrutivo.

Fechado para comentários.