EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Democracia Capitalista, o que é isso? artigo de Valdeci Silva

 

artigo

 

[EcoDebate] Ter direito de votar, a partir dos 16 anos de idade, e ser votado para ocupar os cargos dos poderes executivo e legislativo, a partir dos 18 anos de idade, sem qualquer preparação para o exercício dessas funções… É isso que é a democracia capitalista, é somente isso?

Criar uma infinidade de Partidos Políticos – atualmente existem mais de 30 – a maioria com objetivos, politicamente, escusos… É isso que é democracia capitalista, é somente isso?

Manter a população submissa às pregações religiosas, negando-lhes o direito de obter conhecimentos científicos e históricos sobre as religiões… É assim que se faz a democracia capitalista, é somente assim?

As eleições são financiadas com recursos de empresas e/ou de pessoas físicas que tem interesses, grande interesses, em ter seus representantes ocupando os cargos que, segundo o TSE,” foram democraticamente eleitos pelo povo…” É assim que se faz a democracia capitalista, é somente assim?

É isso que é democracia capitalista, é somente isso? É assim que se faz a democracia capitalista, é somente assim?

Ou é muito mais que isso? Ou se trata de um conjunto de estratégias orquestradas pelos poderes executivo, legislativo e judiciário, com o objetivo de negar, às classes exploradas, o direito de exercerem, de fato, seus direitos?

As classes mais pobres da “sociedade” brasileira estão insatisfeitas, muito insatisfeitas, mas não sabem como se rebelar, o que reivindicar, e ficam indo para as ruas falar de superficialidades, e cometer atos “nada a ver”.

A intelectualidade brasileira comprometida com as transformações substanciais da política e, consequentemente, da sociedade, deve encontrar caminhos de acesso às camadas oprimidas, exploradas e excluídas.

O povo precisa ter objetivos claros e precisos para se mobilizar, além do voto, uma vez que não é preparado para o exercício consciente deste, conforme suas aspirações e necessidades.

Valdeci Silva. É Arquiteto e Urbanista

EcoDebate, 31/01/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

3 thoughts on “Democracia Capitalista, o que é isso? artigo de Valdeci Silva

  • Luiz Eduardo MB Cruz

    Não há menor dúvida que o processo democrático trouxe ganhos para o país, mas o desagrado é geral porque estamos muito longe de termos uma sociedade saudável que inclua valores, ética e moral , só me pergunto se isso é possível em um sistema capitalista, se não o que faremos?
    Canso de ver mentiras todos os dias e se sentir um TROUXA ao ver meu salário se esvaindo pelo bueiro dos impostos e me sentir amarrado em processos burocáticos , leis que penalizam os homens de bem,vejo racismo dos dois lados, violencia dos dois lados, minorias e maiorias todos em uma avalanche de hipocrisia, em que a malandragem é quem manda.

  • Caio Cassius de Barros

    Valdeci! Parabéns! Foi curto na sua fala mas, muito sensato na abordagem. Como a sociedade reinvidica algo, num universo de tantas necessidades, Sem lideranças para direcionamento de como fazer. Só através da educação que não temos, podemos pensar em uma sociedade diferente da atual do Séc. XXI.
    Caio Cassisu de Barros
    Eng. Agrícola e Ambiental

  • Agradeço a Luiz Eduardo MB Cruz e a Caio Cassius de Barros pelos seus importantes e enriquecedores comentários.

Fechado para comentários.