Da Copa do Mundo aos Jogos Vorazes – Tomara que falte vaga na cadeia! artigo de Paulo Sanda

 

São Paulo, 20/06/2013 – Protesto contra aumento das passagens do transporte público, gastos na Copa do Mundo e a corrupção tomaram as ruas da capital paulista
São Paulo, 20/06/2013 – Protesto contra aumento das passagens do transporte público, gastos na Copa do Mundo e a corrupção tomaram as ruas da capital paulista. Foto de Paulo Sanda.

 

[EcoDebate] A superlotação do sistema penitenciário no Brasil, não é novidade nenhuma, mas a coisa poderá piorar se for aprovada a proposta dos sujeitos Marcelo Crivella(PRB-RJ), Ana Amélia(PP-RS) e Walter Pinheiro (PT-BA), que desejam colocar, jogar para trás das grades quem OUSAR fazer manifestações durante a copa do mundo, por algo em torno de 30 anos.

Deixe me ver, quantos milhões foram as ruas por todo Brasil durante o ano passado nas mais diversas manifestações?

É vai faltar vaga nos presídios.

Isto é iria, se o Ministério da Defesa já não tivesse se adiantado ao assunto e considerado movimentos sociais e manifestações como FORÇAS OPONENTES.

Assim ficou mais fácil, afinal soldado faz o que com FORÇA OPONENTE? Simples, MATA.

Logo só irão para cadeia os que conseguirem sobreviver ao exército.

Ainda bem que temos um sistema eficiente.

Absurdos e abusos a parte, estas posições espelham bem o atual estado das coisas, onde metade da população da terra já está em situação de descarte. Digo isto pois 85 pessoas já possuem fortunas maiores que estes pobres 3,5 bilhões de pessoas.

O que também explica como medidas tão absurdas podem ser propostas e pior tomadas, é o que acontece quando se tem tanto poder econômico nas mãos de grupos tão restritos. As engrenagens dos sistema passam a privilegia-los descaradamente.

Na União Europeia, os 10 mais ricos, ganharam durante a crise mais que a soma de todos os pacotes de estímulo “dados” aos países em dificuldades, foram 217 bilhões de Euros para os ricos e 200 bilhões para os países em dificuldades. Detalhe, quem vai pagar os 200 bilhões “dados” não serão os ricos, mas os pobres, e caso seja pago provavelmente este dinheiro já tem destino certo, o bolso destes 10 mais ricos. E olha que todos estes números são os oficiais, não estamos contando aqui as fortunas escondidas em paraísos fiscais, e nem a fortuna recentemente descoberta de mais de 1 trilhão de dólares que alguns políticos chineses guardaram nestes locais.

Tá bom assim ou quer mais?

Por estes dias assisti ao enlatado estadunidense “Jogos Vorazes”, o filme é uma série que já conta com dois capítulos, realizado sobre uma trilogia escrita pela estadunidense Suzanne Collins, a trama se passa em um país fictício chamado Panem, onde existem a Capital e 12 distritos, a história gira em torna heroína Katniss, que é obrigada a participar dos Jogos Vorazes para evitar que sua irmã caçula seja sacrificada. Trata-se de um Reality Show, onde os participantes devem literalmente liquidar seus oponentes e ao fim somente um pode sobreviver.

Tudo isto para manter a ordem, ou seja a opressão e exploração dos 12 distritos, onde pessoas trabalham para enviar o que produzem para a capital e passam fome, enquanto os habitantes da capital tem até remédios para vomitar e assim poderem continuar comendo em seus banquetes.

Os jogos são uma forma de diversão e um lembrete de como eles (os explorados) foram massacrados durante uma tentativa de rebelião.

Alguma coisa parecida pintando em terras brasilis?

Críticas a parte, só me resta parafrasear Oscar Wilde, “A vida imita a arte mais do que a arte imita a vida”.

Paulo Sanda é Teólogo, palestrante, idealista, associado da ONG RUAH, é um dos coordenadores do Portal Palavra Aberta.

EcoDebate, 24/01/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Um comentário em “Da Copa do Mundo aos Jogos Vorazes – Tomara que falte vaga na cadeia! artigo de Paulo Sanda

  1. Difícil escolha… MORRER, ser fisicamente PRESO ou permanecer mental e socialmente preso… Que raça de políticos nós elegemos hein, e que tipo de lavagem cerebral sofrem nossos compatriotas militares?

Comentários encerrados.

Top