José Mujica, um novo ícone ambiental, artigo de Efraim Rodrigues

 

Presidente do Uruguai, José Mujica
Presidente do Uruguai, José Mujica. Foto: ONU/Sarah Fretwell

 

[EcoDebate] O discurso ambiental progride.

Minha geração de ecologistas e ambientalistas cresceu inspirada pelo discurso do Chefe Seatlle, que é de fato bonito, contém várias ideias interessantes sobre a ética ambiental, mas é um tanto ingênuo também, senão pela idade, também pelo fato de ter sido colocado na boca de um indígena. Se você não sabia, saiba agora que o grande ícone ambiental é uma farsa. Se o tal chefe falou aquilo não se sabe, porque teve dois tradutores no meio e ninguém anotou o resultado final.

O discurso do chefe Seatlle, apesar de sua beleza, contém a violência de colocar palavras em boca alheia, e é mais resultado de imaginação ficcional que registro histórico.

A felicidade é que a fila anda. Acabo de ler o último discurso do presidente do Uruguai na ONU.

Eu, que já admirava a vida e os valores dele, agora admiro também a maneira como escreve. Estão lá todos os motivos, causas e razões. Ele também foi feliz na escolha do tom das soluções. Nem festivo (sigam me, eu tenho a solução!), nem pessimista (esqueçam tudo, esta é a natureza humana).

Leia lá para ver um belíssimo bordado da vida moderna, história, ambiente e economia, isto feito por um “hippie velho”. Recentemente, o amargo Luis Felipe Pondé escreveu que não há nada mais feio que um hippie velho, um exibicionismo por parte de alguém cuja fama subiu lhe à cabeça e encontrou amplo espaço vazio.

Não há nada mais belo que alguém que ganhou experiência, melhorou e manteve a coerência. Ao contrário de nossos três últimos presidentes, José Mujica é fiel ao seu passado.

É exatamente o que o faz tão belo.

Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br), Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor pela Universidade de Harvard, Professor Associado de Recursos Naturais da Universidade Estadual de Londrina, consultor do programa FODEPAL da FAO-ONU, autor dos livros Biologia da Conservação e Histórias Impublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores. Também ajuda escolas do Vale do Paraíba-SP, Brasília-DF, Curitiba e Londrina-PR a transformar lixo de cozinha em adubo orgânico e a coletar água da chuva. É professor visitante da UFPR, PUC-PR, UNEB – Paulo Afonso e Duke – EUA. http://ambienteporinteiro-efraim.blogspot.com/

** Leiam a íntegra do discurso de José Mujica na ONU
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/mundo/noticia/2013/09/leia-a-integra-do-discurso-de-jose-mujica-na-onu-4281650.html

 

EcoDebate, 03/10/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Um comentário em “José Mujica, um novo ícone ambiental, artigo de Efraim Rodrigues

  1. Que maravilha a chamada do Efraim Rodrigues que revela com muito carinho o tesouro que são as experiencias vividas por homens como Mujica, e qual é o problema de ser um hippie velho sem o exagero caricatural…melhor seria ser um careta novo raso e quadrado?
    Paz e Amor

Comentários encerrados.

Top