EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Novo relatório do IPCC deve confirmar responsabilidade do homem no aquecimento global

 

CO2

 

A ministra sueca do Meio Ambiente, Lena Ek, e Thomas Stocker, representante da ONU, durante conferência em Estocolme sobre mudanças climáticas.

A ministra sueca do Meio Ambiente, Lena Ek, e Thomas Stocker, representante da ONU, durante conferência em Estocolmo sobre mudanças climáticas.REUTERS/Bertil Enevag Ericson/Scanpix

As alarmantes consequências das mudanças climáticas devem ser confirmadas por um dos eventos científicos mais importantes sobre o tema, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que se iniciou nesta segunda-feira em Estocolmo (Suécia). O IPCC, que ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2007, revelará na sexta-feira, após quatro dias de debates, o primeiro volume de um relatório completo sobre as mudanças climáticas, suas consequências e os meios para combater o problema, confirmou seu presidente, Rajendra Pachauri.

“As provas científicas das (…) mudanças climáticas se reforçaram a cada ano, deixando pouca incerteza, salvo sobre suas graves consequências”, declarou Pachauri, durante a abertura da conferência em Estocolmo.

Este será o quinto relatório do painel da ONU – que reúne milhares de cientistas – desde sua criação, em 1988. Segundo uma versão provisória do texto divulgado ontem, o documento final, de 31 páginas, vai confirmar a responsabilidade do ser humano no aquecimento da Terra e apontará a intensificação de alguns eventos extremos, como o aumento do nível do mar.

O relatório, que contou com a colaboração de 520 autores, também destacará a urgência de tomar medidas para poder conter o aquecimento da Terra a +2ºC. Este objetivo, adotado pelos 195 países que negociam na ONU um acordo mundial sobre o clima, parece cada vez mais distante, segundo cientistas. O texto ainda deve apresentar hipóteses para explicar a diminuição do ritmo do aquecimento global desde o início do século, apesar do aumento das emissões de gases de efeito estufa.

Análise minuciosa

Os delegados – cientistas e representantes de governos – divulgarão o relatório depois de examinar, durante quatro dias, as novas evidências das mudanças climáticas e suas consequências. Pachauri ressaltou que o documento será aprovado “linha por linha” antes do fim da reunião de Estocolmo.

“Não conheço um documento que tenha sido submetido a este tipo de análise minuciosa e que tenha envolvido tantas pessoas com espírito crítico, que ofereceram sua perspicácia e conselhos”, afirmou o co-presidente do grupo de trabalho que assinou o documento, Thomas Stocker.

O relatório “se baseou em milhares de medições na atmosfera, na terra, no gelo, no espaço”, afirmou o cientista suíço, que é professor da Universidade de Berna, na Suíça. Ele ressaltou que estas medidas permitem ter uma visão sem precedentes e imparcial da situação do clima.

“A mudança climática é um dos grandes desafios de nossa época”, reafirmou o especialista, afirmando que “esta mudança ameaça nossos recursos primários, a terra e a água”. “E como ameaça nossa única residência, devemos enfrentá-la”, ressaltou o especialista, acrescentando que isso exige “as melhores informações para tomar as medidas mais eficazes”.

Em 2007, o IPCC gerou uma mobilização sem precedentes as respeito do clima, o que rendeu a atribuição do prêmio Nobel da Paz ao lado do ex-vice-presidente americano Al Gore.

EcoDebate, 23/09/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa