EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Contextos sociais e práticas científicas

 

 

O Instituto Humanitas Unisinos – IHU tem publicado, nas últimas edições dos Cadernos IHU ideias, artigos cujos temas abordam a discussão das imbricações das vivências sociais na práticas científicas, assim como o debate e a aproximação entre as ciências hard e as ciências soft. Pretende com estas publicações estimular o debate que está sendo estabelecido nos eventos envolvendo os seminários preparatórios do XIV Simpósio Internacional IHU: Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades – A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea.

Para acessar a versão em PDF destas publicações, basta clicar sobre as capas abaixo:

188capamaior189capamaior190capa192193capamaior

 

Em sua 188ª edição, os Cadernos IHU ideias traz o texto Os riscos e as loucuras dos discursos da razão no campo da prevenção de Luis David Castiel, pesquisador do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública – FIOCRUZ. A abordagem se concentra na “ideologia da prevenção generalizada”. A partir de uma visão crítica, Castiel aponta os problemas da chamada hiperprevenção e os altos níveis de ansiedade que nossa sociedade alcançou, buscando o controle supremo sobre qualquer evento que fuja “à normalidade ou a previsibilidade”.

Em sua 189ª edição, os Cadernos IHU ideias traz o texto Produções tecnológicas e biomédicas e seus efeitos produtivos e prescritivos nas práticas de saúde e de gênero sob autoria de Marlene Tamanini, professora da Universidade Federal do Paraná – UFPR  e membro do Núcleo de Estudos de Gênero da mesma instituição. A autora analisa como os efeitos de interferências tecnológicas no corpo humano podem afetar as relações de gênero e outras formas de relações sociais, debatendo, entre outros temas, a reprodução assistida, a doação de óvulos e espermatozoides, os tratamentos de fertilidade e processos de reconhecimento de maternidade e paternidade nas novas configurações familiares produzidas por este contexto.

Em sua 190ª edição, os Cadernos IHU ideias traz o texto Ciência e Justiça: considerações em torno da apropriação da tecnologia de DNA pelo direito sob autoria de Claudia Fonseca, professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A autora faz uma discussão sobre a apropriação do conceito de “verdade” a partir da ciência que é encontrada no campo jurídico, focando especialmente os casos de tecnologia de DNA utilizados em processos criminais e de reconhecimento de paternidade.

Em sua 192ª edição, os Cadernos IHU ideias traz o texto A Ciência em Ação de Bruno Latour sob autoria de Letícia de Luna Freire, pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense – UFF. A autora busca discutir neste texto as concepções de ciência em ação conforme concebidas na obra do sociólogo e filósofo francês Bruno Latour.

Em sua 193ª edição, os Cadernos IHU ideias traz o texto Laboratórios e Extrações: quando um problema técnico se torna uma questão sociotécnica de autoria de Rodrigo Ciconet Dornelles, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O autor coloca em cena uma questão relativamente recentemente no debate teórico-conceitual nas ciências sociais, que é a da agência dos não-humanos. A proposta é de se analisar a ciência enquanto uma rede que articula uma infinidade de atores, humanos e não-humanos, e as práticas sociais que envolvem o dia-a-dia de um laboratório, descrito pelo autor em seu estudo etnográfico (este texto estará disponível em PDF no sítio do IHU a partir de 22 de setembro de 2013).

Estas e outras edições dos Cadernos IHU ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU ou solicitados pelo endereço humanitas@unisinos.br.

Mais informações pelo telefone 55 (51) 3590 8247.

(Ecodebate, 28/082013) publicado pela IHU On-line, parceira estratégica do EcoDebate na socialização da informação.

[IHU On-line é publicada pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, RS.]


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa