EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Setor de Metalurgia ganha obra para profissionais não especializados em materiais

 

MATERIAIS Aplicações de Engenharia, Seleção e Integridade

 

É importante avaliar a integridade de equipamentos e instalações, por meio do conhecimento das suas características e propriedades, antes de tomar medidas para mantê-los com elevado nível de confiabilidade operacional. No entanto, nem todos sabem por onde começar. Lançado pela editora Interciência, o livro “MATERIAIS Aplicações de Engenharia, Seleção e Integridade” é destinado aos profissionais não especializados que desejam adquirir conhecimentos básicos sobre materiais metálicos, não metálicos e compósitos utilizados nos projetos de Engenharia e no cotidiano, com suas características e propriedades previstas nas principais normas de especificação, e saber selecionar esses materiais.

Embora seja uma literatura técnica, o livro foi elaborado para alcançar o maior número de pessoas. Nas duas primeiras partes, por exemplo, há a conceituação dos principais aspectos da química inorgânica e uma revisão de conceitos básicos de química orgânica. Sendo assim, é acessível a todos que necessitam de conhecimentos básicos para compreender os fenômenos e os aspectos relevantes das suas atividades e que sejam dependentes das características, propriedades e da estrutura dos materiais.

O livro possui uma série de exercícios e problemas, que podem auxiliar na execução de trabalhos didáticos e na elaboração de verificações de conhecimentos. O escritor pensou num apêndice só para esse fim considerando a possibilidade da obra ser utilizada por professores na formação de profissionais nas áreas de Projeto, Inspeção, Manutenção, Corrosão, Soldagem, Ensaios não Destrutivos e outras, onde o conhecimento dos materiais é importante. No final de cada capítulo são colocadas sugestões de leitura de trabalhos mais especializados, para aprofundamento de cada tema específico. Além disso, há completa relação de referências bibliográficas sobre os assuntos tratados.

Autor

Laerce de Paula Nunes é Engenheiro Metalurgista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especializado em Engenharia de Equipamentos na Petrobras. Trabalhou no Departamento de Transporte da empresa, atualmente Transpetro; atuou como Professor, Coordenador e Gerente na área de Ensino da Petrobras; elaborou inúmeros trabalhos técnicos e ministrou cursos nas mais importantes entidades do Brasil, com destaque para a Associação Brasileira de Corrosão (ABRACO) e Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); atuou como Consultor na área de Corrosão em inúmeras empresas; foi Presidente da ARACO nos biênios 1999/2000 e 2009/2010; possui grande número de Trabalhos Técnicos publicados nos Anais dos Congressos, especialmente da ABRACO e do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Combustível, e quatro livros publicados pela Editora Interciência; desde 2005 é Gerente de Projetos da Instalações e Engenharia de Corrosão Ltda. (IEC).

Serviços
MATERIAIS Aplicações de Engenharia, Seleção e Integridade
Editora: Interciência
Ano: 2012
Edição: 1ª
Número de páginas: 406
Formato: 18x25cm
Valor: R$ 116,00
ISBN: 9788571932883

Sobre a Interciência

Fundada em 1973, a Editora Interciência é especializada em livros técnicos, científicos e universitários e oferece aos seus leitores três selos editoriais: Interciência (técnicos e científicos), o recém-criado Galenus (saúde, enfermagem, nutrição e apoio à família) e Pluri Edições (interesse geral). Atendendo principalmente as universidades e as indústrias, a empresa tem a marca de quase dois mil títulos produzidos desde sua criação e publica, em média, 40 obras por ano com uma tiragem de dois mil exemplares para cada lançamento. A Editora atende todo o território nacional, países da América Latina (via website) e os de língua portuguesa, principalmente Portugal, Angola e Moçambique. Mais informações, acessar www.editorainterciencia.com.br ou ligar para 21.2581-9378.

Nota do Portal EcoDebate: Todos os livros eventualmente indicados ou recomendados no Ecodebate são previamente lidos e discutidos na nossa redação. A indicação ou recomendação apenas ocorre quando a divulgação da obra é justificável em termos de interesse público, quer seja técnico ou científico.

EcoDebate, 27/05/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa