EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

RJ: Seminário ‘ÁGUA, MOBILIZAÇÃO E COMUNIDADE’, 26/03/2013

 

PACTO DE RESGATE AMBIENTAL – “Por uma bacia hidrográfica sustentável”

O ano de 2013 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

Apesar da Terra ser constituída por 70% de água, somente 2% deste recurso é disponível para o consumo.

Aproximadamente 11% da população mundial não tem acesso à água potável. Nesse inicio do século XXI, os problemas ambientais surgem como uma ameaça concreta para o futuro do planeta. Apesar da água ser essencial para a sobrevivência dos seres vivos, a sua falta já assola diversas espécies e mais de um bilhão de pessoas, como informa a ONU. A tendência é que o cenário ainda piore com as mudanças climáticas, aquecimento global, crise alimentar, esgotamento dos recursos naturais, lixo, grandes secas, falta de saneamento, poluição, refugiados ambientais etc….

Diversos especialistas apontam à escassez da água como um dos maiores flagelos a serem enfrentados pela humanidade nos próximos anos. Desse modo, se não houver ações preventivas em relação à proteção e conservação dos recursos hídricos, o mundo certamente vivenciará novos graves conflitos e guerras pela posse da água potável.

O dia 22 de março ficou instituído como O DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA.

O INSTITUTO LAGOA VIVA ( membro do Subcomitê de Jacarepaguá e do Conselho Gestor do Parque Estadual da Pedra Branca e a sua principal iniciativa local o Movimento Evolutivo PACTO DE RESGATE AMBIENTAL, que prioritariamente luta pela revitalização e conservação permanente da bacia hidrográfica da Barra da Tijuca/Jacarepaguá, junto a ACIBARRA, ACIJA, ASSOCIAÇÃO DE IMPRENSA DA BARRA (AIB), ABPF, Comissão de Meio Ambiente da OAB -Barra da Tijuca, FIJ e diversos utros parceiros apresentam. O XII SEMINÁRIO CELEBRANDO O DIA MUNDIAL DA ÁGUA: “ÁGUA, MOBILIZAÇÃO E COMUNIDADE”

SEMINÁRIO FRANQUEADO MEDIANTE INSCRIÇÃO PRÉVIA (150 vagas)

 

RJ: Seminário 'ÁGUA, MOBILIZAÇÃO E COMUNIDADE', 26/03/2013

 

A recuperação e conservação dos corpos hídricos e da disponibilidade de água são, hoje, questões fundamentais, especialmente no nosso território, onde o crescimento populacional e o elevado grau de impermeabilização interferem no ciclo hidrológico, na vazão das águas da chuva e na drenagem.

“E o objetivo do Seminário é exatamente para discutirmos essas questões com os representantes do poder público, empresariado, universitários, professores, pesquisadores e lideranças da comunidade local, através de profunda e diversificada reflexão, sempre motivando práticas pró-ativas, onde palestrantes,

voluntários, interessados e convidados poderão interagir, trocar,  disseminar  informações e catalisar experiências. Assim, nos tornarmos mais conscientes e participativos, gerando motivações, certezas e concretizações, todas voltadas para o cuidado de um recurso cada vez mais escasso, cuja conservação é responsabilidade de todos, evitando a poluição, o desperdício e o uso desnecessário dos bens e dos recursos naturais”, destaca Donato Velloso, Presidente do Instituto Lagoa Viva .

No encontro haverá a apresentação do panorama atual da região da Barra da Tijuca e de todo seu entorno : intervenções para saneamento e abastecimento, legislação de recursos hídricos e avançaremos para o fortalecimento definitivo deste difícil processo de efetiva legitimidade do nossos recém-instituído Subcomitê de Jacarepaguá. Para o Lagoa Viva é fundamental que aconteçam estes “Momentos” de palestras e dinâmicas presenciais, oportunidade de melhor conhecimento  deste novo ente deliberativo, fundamentado na legislação de recursos hídricos, que possibilita a pratica uma gestão democrática e participativa, elaborada de acordo com os anseios da comunidade local, para uma gestão eficaz dos recursos hídricos da nossa sub-bacia hidrográfica.

PROGRAMAÇÃO

13:30h:Pronunciamento da Diretora do IRD Dejanira da Costa Lauria

13:40h: Apresentação LAGOAVIVA

13:50h:Vídeo ” CARTA ESCRITA NO ANO DE 2070

14:00h – Palestra de Abertura: “CONJUNTURA DOS RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL”
ALEXANDRE LIMA DE F. TEIXEIRA
GERENTE DE CONJUNTURA DOS RECURSOS HÍDRICOS –
SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE RECUROS HÍDRICOS -Agencia Nacional de Aguás(ANA)

14:30h:Primeiro Painel Temático “AS NOVAS INTERVENÇÕES PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA DA BARRA DA TIJUCA/JACAREPAGUÁ.
COORDENADORA: Dra. Christianne Bernardo – Pres. da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Barra da Tijuca.
Wagner Victer (Presidente da CEDAE), Antonio da Hora(Subsecretário do Ambiente-SEA-RJ).

15:30h: Intervalo para Coffee-Break

15:50h: Segundo Painel Temático“SUBCOMITÊ de JACAREPAGUÁ, A NOVA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS PARA NOSSA BACIA HIDROGRÁFICA”
COORDENADORA – Dra. Luiza Cristina Krau de Oliveira ( Pres. do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/ INEA / Governo do Estado do Rio de Janeiro)
Painéis com:: Alexandre De Bonis – Coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio do Município do Rio de Janeiro (SMAC), Henrique Cortez (Portal ECODEBATE) –  David Zee* – UERJ e CCB CERH-(RJ).
Comissão provisória de organização, comunicação, registros, sistematização e desdobramentos:  Eng. Biólogos Luiz Carlos Gomes do Couto e Sanio Paulo Cardoso,   Marco Velloso – CCJ,  Renato  Velloso, , Maria Luiza Velloso, Carlos Alberto Costa e Denise Machado.

Coordenador geral: Donato Velloso
Tels.: – 21 8728-0430, 21-24935796

E-mails: lagoaviva@ig.com.br – donato@pactoderesgateambiental.org

SEMINÁRIO FRANQUEADO MEDIANTE INSCRIÇÃO PRÉVIA (150 vagas)

Contaremos como convidados, síndicos, universitários,professores, entidades representativas, lideranças das comunidades ribeirinhas da nossa bacia hidrográfica. Relação dos membros do Subcomitê de Jacarepaguá p/ gestão dos Recursos Hídricos da Barra da Tijuca/Jacarepaguá, convidados e confirmados.
O IRD

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) – uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e ensino na área de radioproteção, dosimetria e metrologia das radiações ionizantes. Ligado à Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), atua em colaboração com universidades, agências governamentais e indústrias para garantir o uso  seguro das radiações ionizantes e da tecnologia nuclear. Suas atividades de pesquisa, apoio técnico e prestação de serviço têm permitido desenvolver novas tecnologias e implementar soluções para que os benefícios do uso das radiações ionizantes cheguem com segurança a um número cada vez maior de brasileiros. Cerca de 260 profissionais trabalham para que pesquisas, desenvolvimento tecnológico e inovação beneficiem indústrias, instalações médicas, centros de pesquisa e outros segmentos, contribuindo, principalmente, para garantir a segurança da população, dos trabalhadores do setor e do meio ambiente.

OBJETIVOS PERMANENTES

Realizar pesquisas científicas e desenvolver tecnologias nas áreas de radioproteção, dosimetria e     metrologia das radiações ionizantes;

Disseminar boas práticas e conhecimento relacionados á radioproteção;

Padronizar; Manter e disseminar as grandezas do sistema internacional, referentes às medidas das radiações ionizantes; Manter uma equipe treinada e integrada para resposta, a nível nacional, às eventuais emergências nucleares e radiológicas;

Dar suporte á segurança de grandes eventos, no que diz respeito á segurança radiológica;

Promover atividades de ensino e capacitação nas áreas de radioproteção, dosimetria.

Local do evento: Auditório do Instituto de Radioproteção e Dosimetria ( IRD) – http://www.ird.gov.br/ –
na Av. Salvador Allende s/nº – Recreio dos Bandeirantes
Data: 26 de março, das 13:30h até às 17h.

Donato Velloso Presidente
Instituto Ecológico Lagoa Viva
www.pactoderesgateambiental.org

EcoDebate, 25/03/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa