EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

13 milhões de hectares de floresta são destruídos anualmente, alerta ONU

 

Investimento nas florestas é um ganho para as comunidades, clima e conservação dos orangotangos. Foto: PNUMA
Investimento nas florestas é um ganho para as comunidades, clima e conservação dos orangotangos. Foto: PNUMA

 

Nesta quinta-feira (21), Dia Internacional das Florestas, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu que governos, empresas e sociedade civil se empenhem para proteger as florestas, ao reduzir o desmatamento, evitar a degradação do meio ambiente e proporcionar meios de vida sustentáveis para todos os que dependem desses ecossistemas.

As florestas são os ecossistemas de maior diversidade biológica em terra, lar de mais da metade das espécies terrestres de animais, plantas e insetos. Cerca de 1,6 bilhão de pessoas — incluindo mais de 2 mil povos indígenas — dependem das florestas para sua subsistência.

No entanto, cerca de 13 milhões de hectares de floresta são destruídos anualmente e o desmatamento representa entre 12 a 20% das emissões globais de gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global. Ban lembrou que a urbanização e a agricultura em larga escala podem agravar as perdas de florestas e de biodiversidade.

Em sua mensagem para a data, Ban Ki-moon destacou as muitas funções que as florestas têm no meio ambiente e seus benefícios para os seres humanos. As florestas são a fonte de três quartos da água doce, estabilizam encostas, previnem deslizamentos de terra e protegem as comunidades costeiras contra tsunamis e tempestades. Além disso, mais de 3 milhões de pessoas usam a madeira desses ecossistemas para o combustível.

Precisamos agora intensificar os esforços para proteger as florestas, incorporando-as, inclusive, na agenda de desenvolvimento pós-2015 e nos objetivos de desenvolvimento sustentável”, acrescentou o Secretário-Geral.

Para ler em português a mensagem de Ban Ki-moon para o Dia Internacional das Florestas, clique aqui.

Informe da UNIC Rio publicado pelo EcoDebate, 22/03/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “13 milhões de hectares de floresta são destruídos anualmente, alerta ONU

  • A melhor maneira de proteger as florestas é deixar de comer carne. Este é um conceito amplamente “abafado” em nossa sociedade, mas vastamente comprovado. Informe-se sobre a pegada hídrica da produção bovina e sobre a destinação da produção mundial de grãos. Relacionado a isso, é a industria pecuária a maior responsável pelas emissões de gases de efeito estufa. (dados da FAO-ONU)

Fechado para comentários.