EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Lojas Americanas vendem produtos de trabalho escravo

 

trabalho escravo

 

Empresa mantinha relação comercial com confecção que explorava trabalhadores bolivianos em Americana (SP)

Fiscalização do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) flagrou cinco bolivianos em condições análogas a de escravo em uma oficina de costura, que fornecia roupas às Lojas Americanas, via empresa HippyChick Moda Infantil (com a etiqueta “Basic+Kids”). Tanto a oficina clandestina como a HippyChick funcionam em Americana.

Os imigrantes trabalhavam sem registro em carteira e cumpriam jornadas de até 12 horas diárias. Há indícios de aliciamento também de mão de obra, fato que ainda está sob investigação. O dono, originário da Bolívia, mantinha parentes trabalhando em um barracão improvisado. Após a fiscalização, a oficina foi interditada por problemas de higiene e falta de segurança.

Cada peça produzida pelos trabalhadores era vendida por R$ 2,80 à HippyChick e depois repassadas às Lojas Americanas. A oficina foi denunciada ao MTE pela Polícia Federal, que há um ano havia realizado diligência no local para verificar a situação dos vistos de permanência dos bolivianos.

Os trabalhadores em situação irregular tiveram as carteiras de trabalho expedidas, receberam as verbas salariais devidas (proporcional de 13º, férias, entre outros), FGTS e multa e indenização individual de R$ 5 mil, paga pela HippyChick, conforme Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado pelo MPT.

Responsabilidade – A responsabilidade das Lojas Americanas no caso está sendo apurada por MTE e MPT. Os envolvidos podem ser multados, sofrer processo na Justiça do Trabalho e até responder por crime de redução de trabalhadores a condições análogas às de escravo, que prevê de 2 a 8 anos de reclusão.

“O Ministério Público do Trabalho busca sempre a responsabilização daqueles que estão à frente do empreendimento, os reais beneficiários do processo produtivo. Não é interessante identificar apenas os intermediários, mas todo o segmento da cadeia produtiva,” destacou o procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo.

As empresas que se utilizam de mão de obra escrava têm seu nome incluído na lista suja do trabalho escravo do MTE e podem ser penalizados com a suspensão de financiamento e acesso ao crédito por instituições federais, além de serem submetidas a restrições comerciais com empresas signatárias do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.

Informe do MPT em Campinas , publicado pelo EcoDebate, 21/02/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Lojas Americanas vendem produtos de trabalho escravo

  • Antonio Carlos M. Gonçalves

    Trabalho escravo deve ser fiscalizado, IMPEDIDO e punido com rigor, mas a prisão pode ser compensadora.
    Importante é que seja reparado o dano material e MORAL. Indenização em dobro, no mínimo.

Fechado para comentários.