EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Desfile na Sapucaí produziu mais lixo que carnaval de rua no Rio

 

Desfile na Sapucaí produziu mais lixo que carnaval de rua no Rio

 

A quantidade de lixo recolhida por garis da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) nos quatro dias de desfile na Avenida Marquês de Sapucaí superou a que foi retirada das ruas depois da passagem dos blocos de carnaval nos mesmos dias.

Enquanto o Sambódromo gerou 330 toneladas de lixo, o carnaval de rua totalizou 300 toneladas, informou ontem (12) a Comlurb, em balanço.

Somente na última noite de desfiles do Grupo Especial, a Marquês de Sapucaí gerou 110 toneladas de lixo, o equivalente a quase cinco vezes as 22,4 toneladas deixadas pelos foliões do Cordão da Bola Preta, que reuniu 1,8 milhão de pessoas no sábado.

Na segunda-feira, 60 toneladas de lixo foram geradas pelos blocos de carnaval, com destaque para o AfroReggae, com 8,3 toneladas.

A Comlurb estava preparada para uma demanda maior no Sambódromo do que nas ruas, já que separou 600 garis apenas para as noites de desfile, enquanto a metade disso cuidava dos blocos que desfilaram fora do centro da cidade. Mais 120 trabalhadores ficaram responsáveis pela Lapa, Cinelândia e Avenida Rio Branco, áreas centrais da cidade que também reúnem foliões.

A sujeira produzida pelos blocos, no entanto, supera a da Sapucaí se somado o pré-carnaval, que gerou 170 toneladas. Ainda não foi contabilizado o lixo recolhido nas ruas nesta Terça-Feira Gorda, e o número subirá ainda mais porque os blocos continuam a divertir os foliões até o próximo domingo.

A passagem das escolas de samba dos Grupos C, D e E pela Estrada Intendente Magalhães, na zona norte, gerou em três dias mais 19 toneladas, que foram recolhidas por 50 garis.

Reportagem de Vinícius Lisboa, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 13/02/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa