EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Prêmio Honra e Mérito Socioambiental comemorou o 13º Aniversário do Instituto Cultural e Ecológico Lagoa Viva

 

Os homenageados na 2ª edição do Prêmio HONRA E MÉRITO SOCIOAMBIENTAL LAGOA VIVA
Os homenageados na 2ª edição do Prêmio HONRA E MÉRITO SOCIOAMBIENTAL LAGOA VIVA

 

A celebração do seu 13º Aniversário, o Instituto Cultural e Ecológico Lagoa Viva organizou, na noite de 30 de janeiro, a 2ª edição do Prêmio HONRA E MÉRITO SOCIOAMBIENTAL LAGOA VIVA. O evento, que aconteceu no Centro de Convenções do BarraShopping, na Barra da Tijuca, contou com coquetel ao som da FIJ JAZZ GROUP, expositores com material reciclado, apresentação do livro BARRA DA TIJUCA: NATUREZA&CIDADE, organizado por DAVID ZEE. Na produção, a caricaturista Débora Trindade, a decoração de flores em Pet, da artista plástica, Cristina Silva; e as recepcionistas vestidas com a marca VITRO – Moda Ética e Sustentável by Luana Ouverney.

O Prêmio HONRA E MÉRITO SOCIOAMBIENTAL LAGOA VIVA é uma distinção de reconhecimento e estímulo às personalidades, projetos, programas e entidades voltadas para o cuidado do ambiente, e que contribuem de forma relevante como elementos de uma história de luta em defesa da vida e na busca de soluções para os graves problemas ambientais atuais.

Fundado em 16 de fevereiro de 2000, o Instituto Cultural e Ecológico Lagoa Viva foi membro do CERH-RJ, de 2002/12 e membro do Comitê Baia da Guanabara de 2004/12, protagonista e atual membro como Sub Coordenador do Subcomitê de Jacarepaguá, membro do Conselho Gestor do Parque Estadual da Pedra Branca(PEPB), foi representante/sede 2000/06 da AGENDA 21 da (AP4).

Focado em contribuir para a revitalização e conservação permanente da Bacia Hidrográfica de Jacarepaguá, o Instituto Lagoa Viva é uma referência local, legitimado e já reconhecido por sua história de efetiva articulação junto ao poder público, empresas, entidades representativas, condomínios e comunidades locais.

Também foi responsável pela elaboração em parceria com o CREA-RJ, em setembro de 2000, da I Carta Náutica do Sistema Lagunar de Jacarepaguá e pela formação do recém formado Subcomitê da Bacia Hidrográfica de Jacarepaguá. Desta forma, vem ao longo destes treze anos, difundindo e compartilhando conhecimentos voltados para o cuidado ambiental local, por meio de encontros, seminários, palestras, campanhas, mobilizações, publicações, pesquisas, projetos, capacitação, oficinas e sensibilização participativa da comunidade local, participou de relatórios de sustentabilidade, pelo reconhecimento das práticas realizadas, recebeu diversas homenagens, moções e premiações.

Os homenageados desta edição foram:

Pajé Sapaim Kamayurá – O mensageiro do tempo

Programa Guardiões dos Rios – Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro

Projeto Selo Verde – Secretaria de Estado do Ambiente– Governo do Estado do Rio de Janeiro

Projeto Replantando Vida – Nova Cedae – Governo do Estado do Rio de Janeiro

Barra Sustentável

Consórcio Rio Barra e suas práticas voltadas para a Sustentabilidade

Portal Ecodebate

Revista ECO21

Engenheiro Florestal Ingo André Haberle

Engenheiro Fernando Almeida (ex- Presidente CEBDS)

Marcelo Szpilman – Biólogo Marinho / Instituto Ecológico Aqualung

Biólogo Ricardo Freitas Filho – Instituto Jacaré

Ambientalista Vilmar Berna (REBIA)

Consultor de Meio Ambiente – Felipe Brasil

 

Henrique Cortez, representando a equipe do Portal EcoDebate
Henrique Cortez, representando a equipe do Portal EcoDebate

 

*** Por Denise Machado – Jornalista
Pós-graduada em Jornalismo Cultural e Diretora de Jornalismo da Associação de Imprensa da Barra (AIB) – MTB / DRT 21620 / RJ

EcoDebate, 05/02/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa