EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Feijoada do Jaime, artigo de Benedicto Ismael Camargo Dutra

 

artigo

 

[EcoDebate] A turma gostava de se reunir na padaria. O pão sempre fresquinho era à base dos sanduíches saborosos. Jaime, o dono da padaria, estava sempre alegre e bem humorado. Sabia como lidar com a freguesia. Conversando com ele sempre se aprendia alguma coisa. Com um martelo de cozinha, ele amaciava um a um os churrasquinhos para sanduíche, que seriam servidos com pão quentinho e um saboroso molho de tomates com cebola. Ele mesmo preparava a massa da pizza que ficava bem assada.

Quando fazia feijoada, ele calculava o custo com um lápis bem apontado e um pedaço de papel de embrulhar pão. Listava o que tinha comprado, somava tudo, e assim sabia quanto tinha custado para comparar com a receita disponível, assim como saber quanto tinha sido o lucro. Ativo e sem medo do trabalho, logo foi desenvolvendo outros empreendimentos e adquirindo outras propriedades.

Nós também temos de ser assim, bem cuidadosos com nossas contas. Todo inicio de mês faça as anotações do que tem de pagar, e do que tem a receber, procurando sempre obter uma sobra para reserva. Isso é fácil de fazer, além de ser um bom exercício para praticar na planilha. Quem ainda não faz é bom começar logo, pois como dizem, “não esta fácil para ninguém”, e a época exige muito cuidado com as contas. É preciso evitar gastos desnecessários e fazer uma reserva para as emergências, assim como atender nossos planos.

De fato as coisas estão apertando. Precisamos manter a calma. Salários altos são poucos. Temos de aprender e aprender: fazendo, estudando, lendo, pois conversando com pessoas que sabem pode até surgir à oportunidade de algum empreendimento. Por ora temos de ir organizando as contas. Não gastar mais do que ganha. Controlar os gastos. Não se endividar. Guardar algum para emergências. Fazer uma poupança.

Estamos mal acostumados. Ou como diria o camponês – mal estribados, assim facilmente caímos do cavalo. Quando surge um obstáculo, as pessoas sem alento logo desistem. Vivemos num mundo hostil, despido de amor, faltam esperança e confiança. As pessoas precisam de coragem para dizer: “eu quero isso. Eu quero aquilo”. Organize-se, caminhe na direção de seu objetivo!

Estamos percebendo uma aceleração dos acontecimentos. Vamos sendo empurrados. As coisas vão acontecendo rápido demais. Não temos tempo para nada. O comodismo sempre nos pega quando ficamos descuidados. Tendemos para a acomodação por preguiça. Acomodados não aproveitamos o tempo, não crescemos, não evoluímos. Fora que, com o comodismo, não vamos nos permitir lutar pelo que queremos.

Temos de ser fortes, bem humorados. Se algo na der certo sejamos persistentes. As crianças dão um bom modelo de persistência, pois elas não têm de lutar com o desalento que se infiltra pelos olhos e ouvidos.

O grande segredo para uma vida feliz é o alento. Diariamente o noticiário nos coloca diante de uma triste realidade: o que se observa são as atitudes mais negativas que os humanos poderiam cometer, as quais nos causam asco, desorientam a nossa mente e nos enfraquecem. O verdadeiro alento provém da alma fortalecida com o saber e a convicção, enquanto o desalento rouba a pouca energia que as pessoas dispõem. Não podemos permitir que isso aconteça conosco.

Sobre o autor:

Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, coordenador dos portais Library e Vida e Aprendizado. Realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida, da busca pela boa formação pessoal e do contínuo aprendizado, indispensável ao aprimoramento humano. Autor dos livros: “Nola, o Manuscrito que Abalou o Mundo” – Editora Marco Zero/Nobel, “Conversando Com o Homem Sábio”, “O Segredo de Darwin” e “2012… e Depois?”, disponíveis na livrariacultura.com.br e asabeca.com.br.

EcoDebate, 24/01/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Feijoada do Jaime, artigo de Benedicto Ismael Camargo Dutra

  • Valdeci Pedro da Silva

    Concordo. Sejamos otimistas e organizados. Multipliquemos a população humana organizadamente, com otimismo, e o Planeta compreenderá.

Fechado para comentários.