EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Organizações sociais acionam o MPF contra empréstimo do BNDES a Belo Monte

 

Organizações sociais acionam o MPF contra empréstimo do BNDES a Belo Monte
Imagem no blogue Racismo Ambiental, de Tania Pacheco

 

O anúncio da liberação de R$ 22,5 bilhões para a construção de Belo Monte, feito pelo BNDES nesta segunda, 26, levou nove organizações da sociedade civil a enviar uma representação ao Ministério Publico Federal no sentido de solicitar medidas jurídicas que impeçam o repasse do empréstimo enquanto as inúmeras pendências sociais, ambientais e jurídicas do projeto não forem sanadas.

De acordo com as entidades, o financiamento de Belo Monte pelo BNDES fere uma série de normas legais e do próprio banco, uma vez que o projeto, além das graves irregularidades cometidas durante o processo de licenciamento e no cumprimento das condicionantes sociais, ambientais e indígenas, sofre de grave insegurança jurídica, econômica e energética.

Em nota divulgada nesta quarta, o Movimento Xingu Vivo para Sempre lista as principais salvaguardas do BNDES que não foram consideradas pelo Banco nos tramites de financiamento de Belo Monte. “Nenhum dos critérios sociais e ambientais do próprio BNDES foram aplicados para liberar dinheiro pra usina. O banco ainda diz que parte dos recursos deverá ser usada em mitigação de problemas. Isso é conversa, ninguém garante que esse dinheiro vai minimizar o sofrimento dos atingidos, já que até agora praticamente todas as promessas da Norte Energia feitas aos índios, ribeirinhos e agricultores foram descumpridas. O BNDES já repassou mais de três bilhões pra Belo Monte sem nenhuma análise de risco, e veja a situação desastrosa da população da região, do desmatamento e da falta de estrutura em Altamira”, afirma Antonia Melo, coordenadora do Movimento.

Assinam a representação:

Movimento Xingu Vivo para Sempre
Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos
Comitê Metropolitano Xingu Vivo para Sempre
Justiça Global
Rede Justiça nos Trilhos
Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul/PACS
Núcleo Amigos da Terra Brasil
Instituto Mais Democracia
Conselho Indigenista Missionário (CIMI)

** Clique aqui para ler a representação na íntegra

** Clique aqui para ver a nota do MXVPS

Colaboração de Verena Glass, do Movimento Xingu Vivo para Sempre, para o EcoDebate, 29/11/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Organizações sociais acionam o MPF contra empréstimo do BNDES a Belo Monte

  • Quando o país ficar paralisado em seu esforço de crescimento por falta de energia, esses grupos que são financiados por ONGs estrangeiras, a Greenpeace e uma delas, que são mantidas com recursos de grandes corporações, elas controlam os negócios de seus interesses, não há vontade por parte desses grupos o desenvolvimento industrial brasileiro, e usam os abduzidos nacionais como massa de manobra, é triste mas real…
    Abraço,
    Amaro

Fechado para comentários.