IAC e UNESP promovem o II Encontro sobre Gestão de Impactos Ambientais na Agricultura

 

notícia

 

INSTITUTO AGRONÔMICO E UNESP PROMOVEM

 

II ENCONTRO SOBRE GESTÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA AGRICULTURA.

 

No dia 30 de novembro de 2012, o CENTRO DE ENGENHARIA E AUTOMAÇÃO do INSTITUTO AGRONÔMICO – IAC E a UNESP – Campus SOROCABA estarão promovendo a realização do II ENCONTRO SOBRE GESTÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA AGRICULTURA, com objetivo de discutir as questões relacionadas com as atividades que envolvem a prevenção e mitigação de impactos ambientais.

O evento tem como público alvo profissionais ligados à área de ciências ambientais e agrárias, além de administradores, gerentes, professores, representantes de ONGs, e representantes das prefeituras da região.

O programa do evento contempla uma ampla discussão a respeito de conceitos, modelos e instrumentos de gestão de impactos causados pelas atividades agrícolas.

O evento deve começar com uma abordagem sobre elementos da pesquisa e seus reflexos e desafios na construção de sistemas de exploração agrícolas sustentáveis frente ao uso e tendências da tecnologia. Num segundo momento deve criar oportunidade para reflexão conceitual sobre a gestão ambiental de impactos causados pela agricultura. No período da tarde o programa deverá contemplar aos participantes uma abordagem de cunho prático e direto.

Elementos para elaboração de planos de gestão ambiental em propriedades agrícolas deverão ser apresentados na forma de estudos de caso; da mesma forma as importantes questões relacionadas com os efeitos causados pelos impactos de vizinhança.

Os desafios e soluções para enfrentamento da degradação das terras agrícolas será um dos pontos de discussão como forma de contribuição para proposição de modelos mais eficientes. Uma dinâmica de grupos com foco na percepção de impactos ambientais cotidianos pela ocupação e uso do solo encerra o evento.

A programação deverá ser cumprida dentro de uma carga horária de 8 horas distribuídas entre as 9:00 e 17:00 horas.

O evento vem consolidar as tentativas do IAC/ UNESP de organizar, difundir e aperfeiçoar as iniciativas de praticar a gestão ambiental em propriedades agrícolas.

Maiores informações poderão ser obtidas no CEA/IAC – Jundiaí, pelo telefone (11)4582-8155, com Pedro Pontes ou com Afonso Peche Filho, ou pelo e-mail: ppontes@iac.sp.gov.br ou peche@iac.sp.gov.br. Na UNESP – Campus SOROCABA, com o professor Dr. Admilson Irio Ribeiro, pelo telefone (15)3238-3430 ou pelo e-mail: admilson.ribeiro@uol.com.br .

II ENCONTRO SOBRE GESTÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA AGRICULTURA

 

PROGRAMAÇÃO

 

Data: 30 de NOVEMBRO de 2012 – 8:00 às 17:00 hs

Local: Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico – IAC

Rodovia Dom Gabriel Paulino B.Couto, km 65 – Jundiaí – SP

Público: agricultores e profissionais interessados em questões ambientais relacionadas com a dinâmica da produção agrícola

Objetivos: discutir conceitos, técnicas e desafios para gestão de impactos ambientais relacionados com a ocupação e uso dos ambientes pelas atividades agrícolas.

 

INSCRIÇÕES:ppontes@iac.sp.gov.br ou tel. (11)4582-8155 com Pedro Pontes.

 

PROGRAMA:

8:00 – 08:45 horas – Recepção e inscrição de participantes

8:45 – 09:00 horas – Abertura – Drª Ila Maria Corrêa – Diretora do CEA/IAC

9:00 – 09:30 horas – Pesquisa em impactos ambientais na agricultura, desafios atuais e futuros. – PqC Afonso Peche Filho – CEA/IAC

9:30 – 10:00 horas – Sustentabilidade agrícola frente aos impactos ambientais causados pelo modelo tecnológico atual – PqC Moises Storino – CEA/IAC

10:00 – 10:15 horas – coffee break

10:15 – 11:15 horas – Conceitos fundamentais para gestão de impactos ambientais na agricultura – Prof. Dr. Gerson Araújo de Medeiros – UNESP/ SOROCABA

11:15 – 13:00 horas – intervalo para almoço.

13:00 – 13:30 horas – Elementos práticos para elaboração de plano de gestão ambiental em propriedades agrícolas – Gestor Ambiental Bruno Vicente Marques – Consultor Técnico.

13:30 – 14:00 horas – Impactos de vizinhança: diagnóstico e importância. – Eng. Ambiental Felipe Hashimoto Fengler – Mestrando /IAC

14:00 – 15:00 horas – Degradação das terras agrícolas – Desafios e soluções – Prof. Dr. Admilson Irio Ribeiro – UNESP/SOROCABA.

15:00 – 15:15 horas – coffee break

15:15 – 17:00 horas – Dinâmica de encerramento – Equipe IAC/UNESP

 

Colaboração de Afonso Peche Filho, para o EcoDebate, 26/11/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Um comentário em “IAC e UNESP promovem o II Encontro sobre Gestão de Impactos Ambientais na Agricultura

Comentários encerrados.

Top