EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Os sentidos do lulismo, artigo de Montserrat Martins

 

OS SENTIDOS DO LULISMO - Reforma gradual e pacto conservador

 

[EcoDebate] Indispensável para compreender a política atual, o livro com esse título é uma aula de ciências sociais, descrevendo “uma revolução epistemológica para a qual ainda não dispomos das ferramentas adequadas”. Escritos pró e contra os governos dos últimos 10 anos costumam ser superficiais, ou tendenciosos. André Singer é uma exceção a essa regra: mesmo sendo ex porta-voz presidencial, se mantém como observador científico dos fatos, cujos sentidos tenta interpretar. Reconhece conquistas sociais mas não nega o caráter populista do fenômeno que descreve como tendo surgido nestes 10 anos, o lulismo.

Coloca em discussão a ambiguidade dessa política, reformista e conservadora ao mesmo tempo. Elege dois momentos significativos para demonstrar sua tese, as eleições de 1989 (que Lula perdeu para Collor, em quem os mais pobres votaram) e a de 2006 (reeleito, já com o apoio do “povão”). Singer conclui que o lulismo produziu um “realinhamento eleitoral” de uma “fração do subproletariado” cronicamente empobrecido e que tradicionalmente votava em candidatos mais à direita (como ocorria com Maluf, em São Paulo).

A conquista eleitoral é retribuição à política de redução da pobreza e reativação do mercado interno, sem confronto com o capital. Por isso, “o reformismo lulista é lento e desmobilizador, mas é reformismo”. Para os intelectuais, “o que torna difícil avaliar o curso, fazendo pensar em retrocesso, é que se esperava um programa intensamente reformista… Isso teria levado à radicalização, como queria a primeira alma do PT”, observa.

A “despolitização” seria aparente, pois o que mudou foi o eixo da polarização, antes entre direita e esquerda, agora entre ricos e pobres. Estes, em sua maior parte, são conservadores, não participando dos movimentos sociais, preferindo a estabilidade e desejando que o Estado propicie políticas de inclusão, geração de empregos com carteira assinada.

Quer dizer, os eleitores mais pobres querem mudanças dentro da ordem, rejeitando a esquerda tradicional, e foi essa a grande “sacada” do lulismo. Já as classes médias que em 89 apoiavam Lula mudaram de lado e agora criticam os programas sociais do governo, tidos como paternalistas. Haveria até um desconforto com a ascensão social que precarizou a oferta de mão de obra doméstica, uma das hipóteses de Singer.

Ocorre que a “fração do subproletariado”, bem maior que as classes médias, é numerosa o suficiente para decidir eleições. Daí o projeto de longo prazo do lulismo, agora enraizado nessa camada da população – o que não se via desde Vargas. Conclui Singer que o projeto lulista “cria uma ilusão de estagnação (dos movimentos sociais) para na realidade, promover modificações em silencioso curso”.

Enfim, uma estratégia política tão sutil que o intelectual de esquerda não a reconhece, mas não tão sutil que não possa assustar o mais conservador, que – sempre atento – a veja.

OS SENTIDOS DO LULISMO – Reforma gradual e pacto conservador
André Singer
Lançamento 28/08/2012
ISBN 9788535921588
Selo Companhia das Letras

Montserrat Martins, Colunista do Portal EcoDebate, é Psiquiatra

EcoDebate, 23/11/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Os sentidos do lulismo, artigo de Montserrat Martins

  • Debora Wanderley

    O único interesse real desse projeto de poder é manter este subproletariado citado no texto cativo para ganhos políticos nas eleições. Uma farsa monumental, não “uma promoção de modificações em silencioso curso”. Inclusive não é, em absoluto, do perfil do Sr.Lula auto promoções silenciosas. Uma profunda decepção e um arrependimento sem retorno das pessoas que acreditaram e ajudaram com seu ingênuo voto este projeto ao poder no Brasil, me incluido nesta.

Fechado para comentários.