EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

A escolha de Marina, artigo de Montserrat Martins

 

Eleições 2012
Imagem: ABr

 

[Ecodebate] É verdade que Marina Silva está apoiando poucos candidatos em todo o país. Em São Paulo , por exemplo, não está com nenhum candidato a prefeito; no Rio, quem está na expectativa do seu apoio é o Freixo. Os gaúchos podem estar se perguntando porque ela escolheu o Villa, em Porto Alegre. Não foi uma escolha partidária, apesar da propaganda do Villa grifar que ele é o candidato do PT. Em Canoas ela não está com o prefeito do PT e sim a Gisele Uequed. Que critérios então fazem Marina (atualmente sem partido) escolher alguém, dentre os que pedem apoio?

Vários candidatos prometeram seguir o programa Cidades Sustentáveis, mas poucos se manifestaram numa questão vital para o país: o desmonte do Código Florestal, aumentando o desmatamento. Poucos resistiram e ainda resistem, no Congresso, ao assédio e às pressões da bancada ruralista, do agronegócio: alguns parlamentares esparsos em partidos diferentes mas principalmente os do PV, do PSol e de parte do PT. Pois o Villa foi um dos poucos políticos que, ao pedir o apoio da Marina, tinha no seu currículo a participação na campanha “Veta, Dilma”, aliás um dos primeiros atos que promoveu para marcar sua posição publicamente.

Trata-se de uma lei federal de importância análoga à Constituição, considerando o risco ao patrimônio ambiental do país. O que isso tem a ver com os municípios, já que as eleições desse ano são nesse âmbito? No caso de Porto Alegre, uma das capitais com área rural mais expressiva, é bom sabermos o que pensam os candidatos sobre essa questão, pois são crescentes as pressões para construir nessa área, para tratá-la como “rururbana”, como querem grandes empresas de construção civil.

Há questões concretas a serem enfrentadas pelas prefeituras, então, que vão além dos discursos teóricos de “sustentabilidade”, é preciso saber na prática a posição de cada um diante das pressões econômicas, seja do agronegócio ou das grandes construtoras. E é nas cidades cada vez mais que se dão grandes embates do século XXI, pois pela primeira vez a maior parte da população mundial já é urbana.

“Sustentabilidade” é conceito amplo, transversal, que vai muito além da preservação, mas para não ser uma “palavra vazia”, demagógica, tem de ser coerente com as posições políticas diante da própria legislação federal. Quer dizer, o programa do Villa para sua cidade conquistou a confiança da Marina não apenas pelas boas propostas, mas também pelos compromissos públicos assumidos pelo candidato. Uma grande responsabilidade para o Villa, que escolheu como lema “prefeito de verdade”, quer dizer, uma promessa de projetos e plantas de verdade para a capital.

A participação da Marina Silva nessa eleição serve para nos lembrar que muito está em jogo nas eleições municipais, que os grandes temas do país e de cada cidade devem fazer parte dos debates em 2012.

Montserrat Martins, Colunista do Portal EcoDebate, é Psiquiatra.

EcoDebate, 10/09/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “A escolha de Marina, artigo de Montserrat Martins

  • Marina… Eu acho até graça.

Fechado para comentários.