EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

‘Custo invisível’ do desmatamento: Chuvas na Amazônia diminuirão de 12% a 21% até 2050

 

Vegetação leva a umidade da terra em direção à atmosfera influenciando na quantidade de chuva
Vegetação leva a umidade da terra em direção à atmosfera influenciando na quantidade de chuva

 

Cientistas estudaram como a densidade das florestas afeta o volume de chuvas entre os trópicos, a partir de dados obtidos por satélite

O desmatamento em grande escala da Floresta Amazônica provocará uma diminuição das chuvas de até 12% durante a estação úmida e de até 21% durante a estação seca, com previsão para o ano de 2050, segundo estudo [Observations of increased tropical rainfall preceded by air passage over forests] britânico publicado nesta quarta-feira, 5, pela revista “Nature”. Matéria da EFE, em Estadão.com.br

“As florestas aumentam a quantidade de chuva que gera o vento, e com nosso trabalho observamos que o desmatamento na Amazônia pode causar uma grande redução do volume de chuva no Brasil”, explicou à Agência Efe Dominick Spracklen, químico e autor do artigo principal da publicação.

Spracklen e sua equipe de cientistas da Universidade de Leeds, da Inglaterra, estudaram como a densidade das florestas afeta o volume de chuvas entre os trópicos, a partir de dados obtidos por satélite.

A vegetação leva a umidade da terra em direção à atmosfera, no processo conhecido como evapotranspiração, influenciando na quantidade de chuva.

O grupo de Spracklen descobriu que o vento que atravessa áreas densas da floresta produz, dias depois, o dobro de chuvas que o ar que circula entre uma vegetação menos espessa.

A Floresta Amazônica e as florestas tropicais do Congo são os lugares onde a vegetação tem maior efeito sobre o regime de chuvas, detalhou Spracklen.

Quando as florestas são substituídas por gramados ou plantações, a umidade do solo diminui, reduzindo a quantidade de chuvas.

Ao combinar os dados do estudo com o ritmo de desmatamento atual da Floresta Amazônica, Spracklen disse que as chuvas devem ser reduzidas em até 12% na bacia amazônica durante a estação úmida e até 21% durante a estação seca no ano de 2050.

O desmatamento de algumas partes da Floresta Amazônica reduzirá as chuvas tanto ali como em outras regiões, como a bacia do rio da Prata, onde segundo o especialista, as chuvas diminuirão 4%.

Os especialistas temem que essas mudanças prejudiquem o setor agrícola, que gera US$ 15 bilhões por ano na Amazônia, assim como à indústria hidrelétrica, que produz na região 65% da eletricidade do Brasil.

Estima-se que a cada ano sejam desmatados 50 mil km² de mata entre os trópicos.

Observations of increased tropical rainfall preceded by air passage over forests
D. V. Spracklen, S. R. Arnold & C. M. Taylor
Nature (2012) doi:10.1038/nature11390
Published online 05 September 2012

EcoDebate, 06/09/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “‘Custo invisível’ do desmatamento: Chuvas na Amazônia diminuirão de 12% a 21% até 2050

  • Cristiano frota

    Mas as nuvens sao “paradas” por arvores? Entao o pessoal ainda nao descobriu que seria viavel a construcao de barreiras de vento de concreto? A terra aqueceu ou esfriou de 2001 ate 2008? eu nao sabia que modelosque nao consegue prever ventos mais fortes com5 dias de antecipacao conseguiriam prever por 38 anos de antecipacao. Aaaah, entao quer dizer que as hidreletricas e os senhores feudais estao sentindo a pancada? Huuun, entao e melhor mesmo nos cidadaos do nordeste e do norte pararmos de utilizar papeis, porque antes de tudo temos muita carne pra manter e estudos e computadores tambem! Putz, queria um mundo onde nao ditassem o que o povo teria que fazer, mas apenas houvesse um equilibrio de acoes.

Fechado para comentários.