EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

O pico populacional, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

 

população mundial

 

[EcoDebate] A demografia não costuma definir o tamanho ótimo de uma população, pois existem dúvidas entre os estudiosos se existe um número ideal de pessoas. No entanto, é comum se ouvir a seguinte pergunta: quantos habitantes a Terra pode suportar?

O demógrafo Joel Cohen buscou responder esta pergunta no livro “How Many People Can the Earth Support? (1995)”. Mas a resposta do autor não foi determinística. A quantidade de pessoas que o Planeta pode sustentar depende do padrão de consumo e do estilo de vida.

Se o mundo adotar o padrão e o estilo de vida médio da população dos Estados Unidos, a Terra só poderia manter, de maneira sustentável, cerca de 1,5 bilhão de habitantes. Se for o padrão europeu, a população mundial poderia ficar na casa de 3 bilhões de habitantes. Se for o padrão de vida médio da América Latina, o mundo poderia ser sustentável com uma população de cerca de 5 bilhões. Mas se o padrão de vida médio for o do continente africano, então a Terra seria capaz de manter cerca de 9 bilhões de pessoas de maneira sustentável, segundo a metodologia da Pegada Ecológica.

Ou seja, existem diversos cálculos sobre a quantidade de pessoas que o Planeta pode sustentar no médio e longo prazo. Não existe consenso sobre qual é o número ideal de pessoas no globo. O impacto da população depende do nível e do padrão dos bens e serviços produzidos e consumidos, incluindo o desperdício.

Porém, uma coisa está ficando cada vez mais clara: a humanidade está chegando, já chegou ou vai chegar em breve aos limites do Planeta, pois enquanto a população e a economia mundial crescem, a natureza e as demais espécies murcham e definham.

A divisão de população da ONU estima que a população mundial vai ficar entre 6 e 16 bilhões de habitantes em 2100. Na projeção média, a estimava é de 10 bilhões de habitantes no final do corrente século. Este número representa o pico populacional que a Terra pode suportar?

Talvez. Tudo vai depender da relação entre população e desenvolvimento sustentável. Pode ser que a população chegue a um pico máximo de 9 ou 10 bilhões de habitantes e depois comece a diminuir. Vai depender do comportamento das taxas de fecundidade e também da relação entre o egoísmo e o altruismo humanos, assim como da convivência da civilização com a biodiversidade e os direitos da Mãe Terra.

O fato é que a população mundial nunca cresceu tanto quanto nos último 200 anos. Mas o ritmo de crescimento já está caindo. A estabilidade demográfica não está distante do horizonte. Pode ser que o pico populacional chegue antes dos 10 bilhões de habitantes projetados para o ano de 2100.

José Eustáquio Diniz Alves, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em demografia e professor titular do mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE; Apresenta seus pontos de vista em caráter pessoal. E-mail: jed_alves@yahoo.com.br

EcoDebate, 22/08/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 thoughts on “O pico populacional, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

  • Pelo que consta, o pico populacional que a Terra pode suportar já foi ultrapassado em 50% com os atuais 7,1 bilhões de habitantes.

    Dizer que a população vai começar a diminuir a depender da relação entre o egoísmo e o altruísmo humanos, entre outros fatores, QUE SIGNIFICA ISSO? Gostaria que o autor do artigo esclarecesse.

  • José Eustáquio

    Olá Valdeci,

    A sustentabilidade ambiental já foi ultrapassada, mas o ser humano pode continuar degradando os recursos da Terra e continuar provocando o ecocídio e a extinção de espécies. Ou seja, se a humanidade continuar mantendo este modelo de produção e consumo em beneficio próprio (de maneira egoista) poderá continuar crescendo por mais algum tempo. O colapso viria no futuro com grande redução da biodiversidade. Mas se a humanidade for altruista ela muda o modelo já.
    Abs, JE

Fechado para comentários.